quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Diane Arbus



Diane Arbus 1923-1971

Diane Arbus se casou aos 18 anos com o fotografo Allan Arbus com quem aprendeu a fotografar. Depois de se separar, aprendeu com Alexey Brodovitch e Richard Avedon. No início dos anos 1960 deu início à carreira de fotojornalista e publicou na Esquire, The New York Times Magazine, Harper`s Bazaar e Sunday Times, entre outras revistas. Usava uma máquina reflex de médio formato Rolleiflex com dupla objetiva e experimentou com o uso do flash durante o dia, permitindo destacar a figura principal do fundo das fotografias.

Em Julho de 1971 suicidou-se tomando barbitúricos e cortando os pulsos. O catálogo da exposição retrospectiva que o curador John Szarkowski concebeu, em 1972, tornou-se num dos mais influentes livros de fotografia. Desde então, foi reimpresso 12 vezes e vendeu mais de 100 mil cópias. A exposição do MoMa viajou por todo o país e foi vista por 7 milhões de pessoas. No mesmo ano, Arbus tornou-se a primeira fotógrafa americana a ser escolhida para a Bienal de Veneza.

Diane Arbus fotografou essencialmente pessoas à margem da sociedade e pessoas comuns em poses e expressões enigmáticas, sendo essa a temática principal de sua fotografia, ou seja, "o outro lado", mais angustiado, da cultura americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.