sábado, 7 de agosto de 2010

Poemas

Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não.

Vinícius de Moraes

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pensadores - Lutero


"A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e a teologia, pecadores."

"No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete. O homem deve ganhar dinheiro, a mulher deve economizar."

"Até aos quarenta anos o homem permanece louco; quando então começa a reconhecer a sua loucura, a vida já passou."

"Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!"

"O coração do homem é como o mercúrio, tanto está aqui agora, como logo a seguir está noutro lugar, hoje assim, amanhã a pensar de outra forma."

"Todo o pecado é um tipo de mentira."

"Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor."

"Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno"

"A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço."

"Os que se amam profundamente, jamais envelhecem;podem morrer de velhice, mas morrem jovens."

"Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore."

"O mundo é como um camponês embriagado; basta ajudá-lo a montar sobre a sela de um lado para ele cair do outro logo em seguida."

"Sê pecador e peca fortemente, mas crê ainda mais fortemente."

"Os sinos tocam de modo muito diferente do normal quando morre um amigo."

"Há tantas razões para nos vangloriar-nos de nossa ascendência,quanto há para satanas o de se orgulhar de sua linhagem angelical."

"Quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinquenta, não pode esperar ser tudo isso depois."

Martinho Lutero 1843-1546

Foi um padre e professor de teologia alemão que é creditado por ter iniciado a Reforma Protestante.Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517.

Lutero ensinava que a salvação não provia de bons feitos, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana por ensinar que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pioneiros - Muybridge


Edward Muybridge, fotógrafo inglês (9 de abril de 1830 – 8 de maio de 1904).

Ficou conhecido por reproduzir em fotografias o movimento de um cavalo galopando. Conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento, além de inventor do zoopraxiscópio, dispositivo para projetar os retratos de movimento que seria o precursor da película de celulóide (filme) e do cinema.

Em 1872, o ex-governador da Califórnia Leland Stanford, homem de negócio e apreciador de corridas de cavalo, tomou uma posição popularmente debatida: afirmou que todos os quatro cascos de um cavalo deixavam a terra ao mesmo tempo durante o galope. Stanford tomou esse partido e decidiu provar cientificamente sua afirmação, procurando Muybridge e o empregando para resolver essa questão.

Para provar a afirmação de Stanford, Muybridge desenvolveu um esquema para a captação instantânea de imagens . Sua envolveu fórmulas químicas para o processamento fotográfico e um disparador elétrico criado por John D. Isaacs. É importante colocar a colaboração de Muybridge e John D. Isaacs, que conseguiu realizar o projeto do disparador fora de cada câmera, há muito tempo imaginado por Muybridge.
Sequência de um cavalo galopando, por Muybridge .

Em 1877, Muybridge resolveu a questão de Stanford com uma única foto do cavalo de corrida Occident ( de propriedade de Stanford), "voando" em meio ao galope.

No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadrou a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho , com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas , 21 polegadas distante para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.

Essa série de fotos, tiradas onde hoje é a Universidade de Stanford , foram chamadas The Horse in Motion.Assim nascia o conceito de criação de movimento, criando a estrutura daquilo que ficou conhecido como cinema.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Concurso de Fotografia


REGULAMENTO

O Prêmio Porto Seguro Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Este ano a ação curatorial propõe a apresentação de ENSAIOS e, com eles, a elaboração de uma reflexão na qual a fotografia é vista como fenômeno da civilização inserida em uma história social do olhar, independente de temas preestabelecidos.

1 – PARTICIPAÇÃO POR INSCRIÇÃO

1.1 - Categorias de inscrição: Categoria São Paulo – Para ensaios que enfoquem uma reflexão específica sobre a cidade de São Paulo. Categoria Brasil – Para ensaios que enfoquem uma reflexão sobre o Brasil. Categoria Pesquisas Contemporâneas – Para ensaios que se caracterizem por uma pesquisa contemporânea na linguagem fotográfica, dialogando com as questões que permeiam a representação visual nos dias de hoje. Serão analisados trabalhos já finalizados ou projetos de obras ainda não viabilizados.

1.2 - Inscrição

1.2.1. Podem ser enviados ensaios em cor ou em preto e branco, obrigatoriamente impressos.

1.2.2. Não há restrição para qualquer tamanho dos trabalhos inscritos ou para a quantidade de fotos de cada ensaio.

1.2.3. Para as mídias contemporâneas podem ser apresentados ensaios em DVD, CD, imagem captada por celular ou qualquer outra mídia, desde que a forma apresentada seja o suporte de finalização do ensaio.

1.2.4. No verso de cada fotografia, ou no suporte físico escolhido, deve constar o pseudônimo do autor, o título e a data do ensaio, além da categoria da inscrição (modelo anexo ao regulamento).
Somente na ficha de inscrição (modelo anexo) devem constar o nome completo e o pseudônimo. Esse procedimento objetiva a não-identificação do autor no momento da seleção.

1.2.5. Os trabalhos inscritos na Categoria Pesquisas Contemporâneas, apresentados em DVD, CD ou outras mídias, devem conter apenas o pseudônimo do autor e as especificações de software ou outras referências técnicas e conceituais para leitura.
Registrar nome completo e pseudônimo apenas na ficha de inscrição.

1.2.6. As inscrições de imagens captadas por celular devem ser enviadas exclusivamente por via eletrônica. Encaminhar em único e-mail 2 (dois) arquivos: 1 (um) arquivo contendo as imagens e o pseudônimo do autor em jpeg, gif ou bmp (limite máximo 500kb), além de referência do celular utilizado; 1 (um) arquivo com a ficha de inscrição contendo nome completo, pseudônimo do autor e demais itens solicitados no modelo anexo ao regulamento.

1.3. - Para onde e quando enviar a inscrição:

Espaço Cultural Porto Seguro Avenida Rio Branco, 1489, térreo, Campos Elíseos 01205-905 - São Paulo-SP

Enviar a inscrição via postal ou entregar pessoalmente.
De segunda a sexta-feira das 10h às 17h, no período de 30 de julho a 10 de setembro de 2010; sábado e domingo, dias 11 e 12 de setembro de 2010, das 9h às 13h.
A data limite de postagem (carimbo dos Correios) é o dia 10 de setembro de 2010.
As inscrições de imagens captadas por celular devem ser enviadas até as 23h do dia 12 de setembro de 2010, exclusivamente por via eletrônica, pelo e-mail: espaco.fotografia@portoseguro.com.br

2 – PARTICIPAÇÃO POR INDICAÇÃO

Para o Prêmio Especial Porto Seguro, um Colégio Eleitoral – formado pelos premiados, selecionados e participantes das Comissões de Premiação das edições anteriores – indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes sobre a cidade de São Paulo, sobre o Brasil ou em pesquisas contemporâneas.

A Comissão de Premiação escolherá, entre os mais votados pelo Colégio Eleitoral, o Prêmio Especial Porto Seguro 2010.
O Prêmio Porto Seguro Revelação será destinado a um fotógrafo iniciante, inscrito nas categorias São Paulo, Brasil ou Pesquisas Contemporâneas, que tenha apresentado um conjunto singular de obras.

3 – COMISSÃO DE PREMIAÇÃO

A Comissão de Premiação é composta por Ana Maria Belluzzo, professora e crítica de artes visuais; Cildo Oliveira, artista plástico; Cristiano Mascaro, fotógrafo; Luiz Braga, fotógrafo; Walter Firmo, fotógrafo.

4 – PRÊMIOS

A Comissão de Premiação outorgará:

1 Prêmio Especial Porto Seguro

Aquisição, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro São Paulo

Aquisição, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro Brasil

Aquisição, no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas

Aquisição, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

1 Prêmio Porto Seguro Revelação

Aquisição, no valor de R$ 10.000.00 (dez mil reais).

20 Prêmios, distribuídos entre as categorias São Paulo, Brasil e Pesquisas Contemporâneas, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

5 – DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. Os prêmios em dinheiro apresentam o valor bruto e estão sujeitos à tributação, conforme legislação em vigor na data da entrega.

5.2. Os artistas premiados participarão de exposição coletiva no Espaço Cultural Porto Seguro. 5.3. Os participantes receberão via correio, no endereço indicado na ficha de inscrição, confirmação de premiação.

5.4. Os resultados da premiação serão divulgados pela imprensa e internet entre novembro e dezembro de 2010. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá também nesse período, juntamente com a abertura da Mostra dos trabalhos premiados.

5.5. É vetada a participação de qualquer funcionário ou parente, até terceiro grau, dos membros da Comissão de Organização, Comissão de Premiação ou patrocinadores.

5.6. Não serão aceitas inscrições de trabalhos premiados em outros concursos.

5.7. Os vencedores dos prêmios São Paulo, Brasil, Pesquisas Contemporâneas e Revelação ficam obrigados a fornecer para o Espaço Cultural Porto Seguro uma cópia de longa permanência dos trabalhos premiados, de tamanho a ser combinado com a
Comissão de Organização. Esses trabalhos integrarão o Acervo Prêmio Porto Seguro Fotografia. A Comissão de Organização definirá, em acordo com o premiado, o melhor formato de entrega dos trabalhos apresentados em CD, DVD, imagem celular ou outros suportes. O vencedor do Prêmio Especial Porto Seguro fornecerá para o acervo do Prêmio Porto Seguro Fotografia as
obras que representarão o Prêmio. A Comissão de Organização e a Curadoria do Prêmio, de comum acordo com o artista vencedor, selecionarão esses trabalhos.

5.8. As imagens premiadas serão incorporadas ao Acervo Prêmio Porto Seguro Fotografia e poderão ser utilizadas pelo Instituto Porto Seguro exclusivamente em projetos culturais e na divulgação do Prêmio Porto Seguro Fotografia, sem qualquer pagamento ao autor, seja a que título for.

5.9. Os artistas não selecionados que optarem pela devolução dos seus trabalhos devem enviar, junto com a inscrição, embalagem apropriada, previamente identificada e paga à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, imprescindivelmente com autorização de próprio punho, para que o Espaço Cultural Porto Seguro providencie a devolução. As obras não selecionadas poderão também ser retiradas no Espaço Cultural Porto Seguro - Av. Rio Branco, nº 1489, térreo, Campos Elíseos, CEP 01205-905 - São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, no período de 18 a 22 de outubro de 2010, das 10h às 17h, e no sábado, dia 23 de outubro de 2010, das 9h às 12h. Após este prazo, todas as fotografias não retiradas serão destruídas.

5.10. As decisões da Comissão de Premiação são soberanas, sendo facultada a não-concessão de prêmios.

5.11. A inscrição no Prêmio implica a aceitação do presente regulamento.

Mais informações:http://tinyurl.com/387abte

Equívocos históricos

Estas frases já circulam de longa data na internet, mas é sempre bom revê-las, são pérolas de sabedoria proferidas por especialistas,cada um à sua época.

"Viagens de trem em altas velocidades não são possíveis, os passageiros impedidos de respirar morrerão de asfixia."
* Dionysius Lardner, 1823

"No ano 2000 não existirá mais C, X ou Q no alfabeto usado no cotidiano."
* Ladies Home Journal, Dezembro 1990

O Institute for the Future previu em 1974 que em 1985 não existiriam mais pessoas obesas.
"Todos os casais serão felizes em 1990."
* John Haberton, 1893

"As casas voarão [em 2000]... Virá o tempo em que comunidades inteiras migrarão para o sul no inverno, ou mudarão para novas terras sempre que sentirem vontade de mudar de cenário."
* Arthur C. Clarke, Vogue, 1966

"Por volta de 1960 o trabalho será limitado a três horas por dia."
* John Langdon-Davies, A Short History of the Future, 1936

"Os raios-X são uma fraude"
* Lord Kelvin, físico inglês, 1900

"A Bomba nunca vai funcionar, e falo como um especialista em explosivos"
* Almirante William Daniel Leahy, conselheiro do Presidente Trumam em assuntos nucleares, 1945.

"A clonagem de mamíferos é biologicamente impossível"
* James McGrath e Davor Solter, biólogos, em artigo na Science, 1984

"Não teremos artrite em 2000."
* Dr. William Clark, 1966

"Em 2000, políticos simplesmente desaparecerão. Não veremos mais nenhum partido político."
* R. Buckminster Fuller, 1966

"A teoria dos germes de Louis Pasteur é uma ficção ridícula"
* Pierre Pachet, Professor de Fisiologia em Toulouse, 1872

"No futuro, os computadores não pesarão mais do que 1,5 tonelada"
* Popular Mechanics, prevendo a evolução da ciência, 1949

"Penso que há talvez no mundo um mercado para 5 computadores"
* Thomas Watson, presidente da IBM, 1943

"Viajei por todos os lados neste país, e posso assegurar-lhes que processamento de dados é uma ilusão que não perdura até o fim do ano"
* O editor encarregado de livros técnicos da Prentice Hall, 1957

"Não há nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa"
* Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp.,1977

"Este 'telefone' tem inconvenientes demais para ser seriamente considerado um meio de comunicação. Esta geringonça não tem nenhum valor para nós"
* memorando interno da Western Union, 1876.

"A caixa de música sem fio não tem nenhum valor comercial imaginável. Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular?"
* Sócios de David Sarnoff em resposta a sua consulta urgente sobre investimentos em rádio nos anos 20.

"Quem se interessaria em ouvir os atores falar?"
* H.M. Warner, Warner Brothers, no auge do cinema mudo, 1927.

"Máquinas mais pesadas do que o ar são impossíveis"
* Lord Kelvin, presidente da Royal Society, 1895.

"Se eu tivesse pensado a respeito disso, eu não teria feito a experiência. A literatura está cheia de exemplos mostrando que isso não pode ser feito"
* Spencer Silver, a respeito de seu projeto que culminou com os adesivos "Post-It" da 3M.

"O professor Goddard não conhece a relação entre ação e reação e a necessidade de ter algo melhor do que o vácuo contra o qual reagir. Ele parece não ter o conhecimento básico ensinado diariamente em nossas escolas secundárias"
* Editorial do New York Times em 1921 a respeito do estudo revolucionário de Robert Goddard sobre os foguetes.

"Broca para petróleo? Você quer dizer furar o chão para encontrar petróleo? Você está louco"
* Operários que Edwin L. Drake tentou contratar para seu projeto de prospecção de petróleo em 1859.

"Aviões são brinquedos interessantes mas sem nenhum valor militar"
* Marechal Ferdinand Foch, Professor de estratégia, Ecole Supérieure de Guerre, Paris.

"Tudo que podia ser inventado já o foi"
* Charles H. Duell, Diretor, Departamento de Patentes dos Estados Unidos, 1899, ao propor o fechamento da sessão de registro de novas patentes.

"640 K é mais do que suficiente para qualquer um"
* Bill Gates, 1981

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tecnologia - Novidades

A Panasonic anunciou nesta semana sua nova filmadora digital 3D voltada para uso doméstico, a HDC-SDT750.
A filmadora possui lentes conversoras que permitem que os usuários alternem facilmente entre os modos de filmagem em 3D ou 2D (modo de gravação em 1080p está disponível apenas para 2D).A filmadora possui lentes Leica Dicomar com zoom ótico de 12x, suporte para som 5.1 e o conteúdo em 3D filmado por ela pode ser reproduzido em equipamentos compatíveis com a tecnologia (como os novos players Blu-ray da empresa).
A HDC-SDT750 estará disponível a partir de outubro nos EUA com preço sugerido de US$ 1.400.

Durante a conferência Integrated Photonics Research, realizada na Califórnia, a Intel demonstrou pela primeira vez uma nova tecnologia de conexão ótica com lasers integrados para transmissão de dados, a Silicon Photonics Link.
A tecnologia é capaz de atingir uma velocidade de transferência de dados de até 50 Gigabits por segundo.
O protótipo da Intel é composto por um chip transmissor que combina os feixes de quatro lasers de 12.5 Gb/s e um chip receptor que separa e direciona os quatro feixes para fotodetectores que convertem os dados para sinais elétricos.
Apesar da alta velocidade, a tecnologia ainda não será lançada comercialmente. A Intel planeja melhorá-la para permitir uma velocidade de até 1 Terabit por segundo.

O Google registrou a patente de um novo sistema que exibe os resultados das buscas e anúncios com base nos movimentos do mouse.
Mecanismos de busca como o Google já ordenam os resultados como base no número de cliques. A nova patente visa reordenar os resultados com base no monitoramento dos movimentos do mouse (quando o usuário move o cursor para algum conteúdo mas não clica sobre ele).
De acordo com a patente, insto envolve a instalação de um tipo de software cliente na máquina do usuário.
Com o software cliente instalado, um servidor então determina a relevância de um item associado com uma região pré-definida da tela com o termo pesquisado de acordo com o tempo em que o cursor do mouse ficou posicionado sobre ele (resumindo: quanto mais tempo o cursor fica posicionado sobre um item, mais relevante ele se torna).
Se o Google quiser usar este sistema na prática, os usuários precisarão optar pela instalação do software cliente.
Entretanto, parece que o monitoramento também pode ser feito através do uso de JavaScript, dispensando a instalação do software cliente.

Fonte; www.baboo.com.br

domingo, 1 de agosto de 2010

Você sabia?

A fúria dos trabalhadores

Em 1942, o comitê organizador do Pulitzer Prize concedeu pela primeira vez um prêmio de fotografia. O vencedor foi Milton Brooks, do The Detroit News, com a foto intitulada "Ford Strikers Riot", que mostra um homem não identificado sendo linchado pela multidão durante a greve de trabalhadores na fabrica Ford Motor Company, em Detroit. A fotografia mostra trabalhadores batendo num “fura-greve”, que tentava se proteger puxando o casaco sobre a cabeça e rosto. Descrevendo as circunstâncias em que foi feita a foto, Milton Brooks disse: "Eu tirei a foto com rapidez, escondi a câmera no meu casaco e desapareci na multidão. Muita gente gostaria de destruir essa imagem".

Quadrinhos - Curtas

Nos últimos momentos de Comic-Con, o escritor escocês Grant Morrison anunciou dois novos projetos no cinema. Um independente, no qual está envolvido mais diretamente. O outro é a adaptação de uma de suas HQs mais recentes.
Morrison disse ao blog Robot 6 que a Thunder Road Pictures liberou-o para falar de Joe The Barbarian, adaptação da minissérie que ainda está publicando pela DC/Vertigo. A história trata de um adolescente que, numa alucinação causada pela diabetes, envolve-se numa aventura fantástica com seus personagens (de gibis, games, filmes) favoritos.
A HQ desenhada por Sean Murphy vem sendo elogiada lá fora. A última edição sai em setembro.
Sinatoro é o projeto indie, do qual Morrison será o roteirista. A produtora ZDONK já divulgou que Adam Egypt Mortimer, diretor de videoclipes em ascensão, será o diretor do longa-metragem. Nas palavras de Morrison, o filme será "uma viagem alucinatória pela psique americana".

A Dark Horse anunciou durante a Comic-Con três lançamentos que vão complementar a linha Conan - baseada neste e outros personagens criados pelo escritor Robert E. Howard, como Kull e Solomon Kane.
A grande novidade é a nova versão da série The Savage Sword of Conan (sim, como a antiga brasileira A Espada Selvagem de Conan). Com edições em formato de revista, com 80 páginas, a série trará novas histórias e republicações de clássicos - não só do bárbaro cimério, mas de personagens pouco conhecidos de Howard, como Dark Agnes, El Borak, Bran Mak Morn e Steve Costigan.

A Devir anunciou dois lançamentos em HQ relacionados ao cinema e ao terror: um novo volume de histórias no universo de 30 Dias de Noite e uma adaptação do conto Eu Sou a Lenda, o mesmo que virou filme em 2008.
30 Dias de Noite: Contos de Terror é o quinto volume de histórias da saga criada por Steve Niles e Ben Templesmith. Agora o cenário muda do Alaska para o espaço, onde vampiros atacam uma equipe de astronautas. Complementam o álbum outras histórias. Niles e Templesmith retornam para algumas e são acompanhados por Dan Wickline (roteiro), Nat Jones e Milx (desenhos).
Steve Niles também é o responsável pela adaptação de Eu Sou a Lenda. Mas não espere ver Will Smith em quadrinhos. O autor se baseou direto no conto de Richard Matheson, com algumas alterações em relação ao filme. A arte fica por conta de Elman Brown.

A Marvel Comics e a Disney estão preparando um prelúdio nos quadrinhos para Tron: O Legado (Tron: Legacy). A HQ se chamará Tron: The Betrayal e sua história se passará entre o filme original de 1982 e a continuação.
Este será o primeiro lançamento editorial em conjunto entre a Marvel e a Disney depois que a casa do Mickey comprou a editora. Tron: The Betrayal sairá pelo novo selo Disney Publishing Worldwide em dois volumes. Ainda não foram revelados os nomes dos roteiristas e desenhistas. As capas são de Salvador Larroca (The Invincible Iron Man).

Fonte:www.omelete.com.br