sábado, 8 de maio de 2010

Como vender fotos para o "Estadão"


1.Para participar do projeto FotoRepórter, é necessário preencher o formulário online. Se precisar atualizar seus dados, basta preencher novamente o cadastro. Menores de 18 anos devem ser representados pelos pais ou responsáveis.

2. Use seu celular ou câmera digital para tirar as fotos. Que tipo de foto? Segundo o Editor de Fotografia do Estadão, Wilson Pedrosa, o leque é amplo. "É claro que a imagem de uma personalidade numa situação inusitada nos interessa muito. Mas também queremos imagens que combinem informação com linguagem plástica, aqueles instantâneos tirados no momento certo, e no lugar certo". A Editora de Fotografia da Agência Estado, Mônica Maia, responsável pela comercialização das imagens do FotoRepórter, conta que os flagrantes de acontecimentos relevantes são as imagens mais procuradas pelos clientes da agência.

3. As fotografias devem ser endereçadas ao e-mail . Pelo celular, use o mesmo e-mail ou digite 49700 para mandar a foto via MMS. É importante o envio de informações sobre a imagem: o que, quem, quando, como, onde e por quê. Se o participante não estiver previamente cadastrado, será alertado para que o faça, pela internet ou pelo próprio celular. Para garantir o envio das imagens, é importante que os arquivos estejam nos formatos jpg, gif, jpeg, png ou pjpeg. Além disso, cada e-mail deve ter no máximo 5MB e não pode conter o arquivo em Zip

4. As fotos serão triadas pela equipe de redação para sua eventual publicação nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e portal www.estadao.com.br. Ao encontrar uma imagem interessante, essa equipe vai entrar em contato com quem enviou a foto, por telefone ou e-mail, convidando seu autor a ler o contrato de cessão de direitos autorais. Clique e confira imagens já publicadas.

5. Os autores das fotos veiculadas no portal www.estadao.com.br não serão remunerados. Só o serão os autores das imagens publicadas nos jornais O Estado de S. Paulo ou Jornal da Tarde, ou na hipótese de venda da imagem pela Agência Estado. Caso uma foto seja utilizada pelo O Estado de S. Paulo, seu autor vai receber, através de um crédito em conta-corrente, o mesmo valor que é pago a fotojornalistas profissionais: cerca de R$ 85. Se a foto for veiculada no Jornal da Tarde, o autor recebe cerca de R$ 65. Na hipótese de venda da imagem pela Agência Estado, o autor recebe 50% do valor líquido. Mas o valor, nesse caso, depende de onde e como a imagem será veiculada - o uso em publicidade tem uma remuneração mais alta do que o uso jornalístico. Se a foto for vendida para uma agência de publicidade colocar em um outdoor, por exemplo, o autor receberá cerca de R$ 1,5 mil. Se a foto for parar na capa de uma revista estrangeira, o autor receberá cerca de US$ 200.

Dúvidas entre em contato pelo e-mail:

virginia.rodrigues@grupoestado.com.br

Relaxe

Tirinha extraída do Jornal Folha de São Paulo

Níquel Náusea de Fernando Gonzales

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vinhas da ira

Titulo original: (The Grapes of Wrath)
Lançamento: 1940 (EUA)
Direção: John Ford
Elenco: Henry Fonda , Jane Darwell , John Carradine , Charley Grapewin , Dorris Bowdon
Duração: 129 min
Gênero: Drama
Roteiro:Nunnally Johnson, baseado em livro de John Steinbeck
Produção:Darryl F. Zanuck
Fotografia:Greg Toland
Direção de arte:Richard Day e Mark-Lee Kirk

Sinopse

Oklahoma, na época da Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando chegam na Terra Prometida descobrem que era um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado.

Considerações

Sem dúvida um dos melhores filmes já feitos pelo cinema americano, principalmente pela ousadia de John Ford que teve a coragem de filma-lo, pois o filme trata da miséria e do corroido sonho americano de grandeza e liberdade.
A fotografia do filme é primorosa para limitar o elogio ao mínimo, haja vista ter sido realizada por Greg Toland, que participou de "Cidadão Kane" de Welles e era um génio de sua época.
As falas do filme no começo são poucas, porém em seu desenrolar ganham força para no fim se tornarem contundentes.
Seguem alguns exemplos:

No ato do enterro do velho Joad, o ex-pregador Casy é convocado a fazer um breve sermão. Após vacilar – afinal ele não é mais pregador – aceita e profere uma frase lapidar. Diz ele: “Este é um homem velho, que viveu uma vida e morreu dela. Não sei se ele era bom ou mau. Não importa muito.” E observa: “Uma vez escutei um poema. Ele dizia: ‘Tudo que vive é sagrado’. Eu não rezaria apenas por um velho morto, porque ele está bem. Se tivesse de rezar eu rezaria pelos vivos, que não sabem para onde ir.”

A última fala de Ma, que depois de errar pelos Estados Unidos à procura de trabalho conclui o filme dizendo: "É isso que nos faz fortes. A gente rica vem e morre. E seus filhos não prestam. Também acabam morrendo. Mas nós continuamos. Nós somos o povo que vive. Eles não podem nos vencer. Continuaremos para sempre, porque nós somos o povo".


O filme impressiona porque não é belo, principalmente os atores( exceção para Henry Fonda) que estéticamente representam bem o proletariado.

Em conclusão um filme obrigatório para aqueles que gostam do cinema além de mero entretenimento.

Curiosidades

O grande diretor John Ford (1894-1973), que se apresentava dizendo "eu faço westerns", curiosamente nunca foi premiado com um Oscar por um filme desse gênero, e sim quatro vezes por seus dramas. "Vinhas da Ira" foi seu segundo drama.

Além do Oscar de direção, "Vinhas da Ira" ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Jane Darwell (1880-1967), que interpreta a mãe e tem o discurso final.

Jane teria uma longa carreira que só se encerraria como a mulher dos pássaros em "Mary Poppins".

Ford não gostava de ensaiar nem de repetir cenas e a antológica seqüência entre Fonda e sua mãe foi rodada apenas uma única vez.





quinta-feira, 6 de maio de 2010

Use o slide em formato retrato

Suponha que você necessite gerar um cartaz sobre um evento qualquer. Você pode usar o PowerPoint para isso como um "quebra galho", afinal, ele possui interessantes recursos gráficos. Mas como fazer isso se o PowerPoint só gera slides no formato paisagem, sendo que o cartaz deve estar no formato retrato? Ao contrário do que muita gente pensa, o PowerPoint é capaz sim de gerar slides na orientação retrato:

- No PowerPoint 2003, vá em Arquivo / Configurar página. Na janela que surgir, escolha a orientação Retrato no campo Slides;

- No PowerPoint 2007, vá ao menu Design e, na opção Orientação do Slide, escolha Retrato.
Fonte: infowester.com

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Lista de fotos de casamento

Estamos apresentando para vocês uma lista de fotos que devem ser tiradas em um casamento, quando se é um fotógrafo contratado para cobrir o evento.Sabemos que a tendência atual é para as fotos não posadas e espontâneas, porém o profissional além de atender esta expectativa dos noivos também tem que registrar as fotos tradicionais porque depois do casamento os noivos sempre querem ver fotos de pessoas que foram a festa bem como aquelas fotos mais posadas.É obrigação do fotógrafo pensar nestes detalhes,pois um albúm de casamento é para ser visto por pessoas de diversas idades e cada uma delas tem certa influência na opinião dos noivos.Lembre-se, é seu nome como profissional que será julgado.

Fotos do casamento civil

Noivos com os padrinhos
Noivos assinando o livro
Padrinhos assinando o livro
Noivos com o certificado

Fotos antes do casamento religioso

Noiva se preparando
Noivo se preparando
Detalhes do vestido
Buquê
Noiva saindo de casa
Noivo saindo de casa

Fotos da cerimônia religiosa

Geral da Igreja/Templo decorado
Convidados chegando
Parentes dos noivos entrando
Entrada do noivo
Noiva saindo do carro
Damas e pajens caminhando até o altar
Entrada da noiva
Noivos no altar
Trocas de alianças
Beijo dos noivos
Cumprimentos
Saída dos noivos
Convidados jogando arroz
Noivos juntos no carro

Retratos

Noiva sozinha
Noivo sozinho
Noivos juntos
Detalhes do vestido da noiva
Noivo com seus padrinhos
Noivas com suas madrinhas
Noiva com seus pais
Noivo com seus pais
Noivos com os pais da noiva
Noivos com os pais de noivo
Noivos com os parentes (de ambos)
Noiva com os padrinhos e madrinhas
Noiva com as damas de honra

Fotos da festa

Geral do salão decorado para a festa
Detalhes, arranjos de flores
Mesa de bolo e docinhos
Detalhes do bolo
Lembrancinhas
Convidados
Noivos chegando
Amigos assinando livro de presença
Fotos de grupos de convidados
Abertura da mesa de comida
Primeira dança do casal
Noiva dançando com o pai
Noivo dançando com a mãe
Convidados dançando
Palco/Banda
Noivo cortando o bolo
Brindes
Brindes

Esta lista não e todo completa, pois seu objetivo é lembrar o fotógrafo iniciante das fotos que sem sombra de dúvida não podem faltar na hora da apresentação das fotos para os noivos.

Boas fotos!

Maior câmera do mundo

A maior câmera do mundo é uma "PINHOLE" que foi criada com a finalidade e as especificações abaixo:

Fotos de 4,5 m x 1,2 m
O fotógrafo português Mica Costa-Grande usou uma câmera gigante dentro do baú de um caminhão As fotos tinham 4,5 metros de largura por 1,2 metro de altura.Projeto de nome "O Brasil pelo buraco da agulha".

De Roraima a Foz do Iguaçu
Costa-Grande saiu de Roraima no final de outubro de 2007 ou começo de setembro e percorrereu 25 mil quilômetros até Foz do Iguaçu.

Como funcionava a câmera
A maior câmera fotográfica móvel do mundo fez fotografias panorâmicas durante o trajeto. Através de um furo de 2 milímetros, a exposição de cada foto à luz, será de 8 a 12 horas. Neste espaço de tempo (a 1/125 s), poderiam ser feitas 3,5 milhões de fotografias. Os negativos de 5 m2 são cerca de 5.000 vezes maiores que o formato 35 mm.

Foi um evento promocional, porém onde passou causou curiosidade e espanto a ponto de o fotógrafo ter que mudar seu roteiro original para atender a pedidos de cidades que que queriam conhecer esta maravilha, apesar de usar um princípio tecnológico do século 19.
Por isso chega-se a conclusão que a fotografia, independentemente da tecnologia aplicada, ainda pode causar espanto.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dicas para casa

Os Smurfs


Com as filmagens de Os Smurfs acontecendo em Nova York era questão de tempo até que algum paparazzo clicasse o elenco. Não é mais.

Primeiro o blog de cultura pop da revista New York, Vulture, publicou fotos de Neil Patrick Harris e Jama Mays. Todas bem sem graça. Mas logo em seguida os sites Splash News e ComingSoon vieram com algo que realmente merecia alarde: as primeiras imagens de Hank Azaria como o vilão Gargamel.

Embora ainda seja cedo para afirmar que será uma boa adaptação das telinhas para as telonas, essas primeiras fotos que já estão na galeria são no mínimo animadoras.

No elenco humano do filme estão Sofia Vergara (Odile, uma poderosa executiva de uma empresa francesa de cosméticos), Neil Patrick Harris (protagonista da história e subalterno de Odile), Jayma Mays (a esposa grávida do personagem de Harris) e Hank Azaria como Gargamel. O de dubladores até o momento é formado por Jonathan Winters (Papai Smurf), Katy Perry (Smurfette), George Lopez (Ranzinza), Fred Armisen (Gênio), Anton Yelchin (Desastrado), Paul Reubens (Joca) e Alan Cumming (Valente).

O longa 3-D em live-action e computação gráfica começa com Gargamel perseguindo os pequeninos azuis, e por mágica, deixam a floresta e vão parar no Central Park. Como cada Smurf mede cerca de três maçãs de altura, o desafio não apenas será voltar para casa como sobreviver na Big Apple.

The Smurfs será lançado tanto em 3D quanto em 2D, em 3 de agosto de 2011. O roteiro é de David Stem e David Weiss, dupla de Shrek 2 e 3. Raja Gosnell (Perdido pra Cachorro) dirige.
Vamos aguardar mais informações sobre o filme, mas para quem teve a infância na década de 80 com certeza irá gostar de ver estes personagens em desenho ganharem vida através da computação gráfica.

Fonte: Omelete.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

Estúdio Profissional

Fotografia de Produtos com Luz Fria

A luz fluorescente tem se mostrado muito eficiente para a captura digital principalmente para a foto de produtos. Neste caso também se pode fazer necessário o uso do recurso "white-balance" para que a câmera "enxergue" essa luz como se fosse branca, dependendo do tipo de lâmpada fluorescente usada. Este tipo de iluminador não permite o uso de acessórios e portanto a configuração de um estúdio com luz fluorescente fica restrita ao uso simples com luz direta, já que as lâmpadas fluorescentes têm como característica a emissão de luz suave. Teremos então dois iluminadores fluorescentes para luz lateral e/ou frontal e a um para iluminar de cima para baixo.
Configuração de um estúdio com luz fluorescente para fotografar produtos de pequeno ou médio porte com câmeras digitais, tais como: perfumes, bolsas, talheres, garrafas de bebidas, etc..



Três ou quatro pontos de luz

• 3 Luminárias Fluorescentes Digilight 4 x 55w (Luz Fria)
• 1 Girafa ou Grua para suportar uma das Luminária Fluorescentes que iluminará a parte superior do produto de modo que a luz venha de cima para baixo
• 2 Tripés para sustentar as Luminárias Fluorescentes que iluminarão as laterais e/ou a parte frontal do produto.
• 1 Mesa de Still de acordo com suas necessidades.
• 1 Rolo de Papel Branco para foto de produtos.

Medidas da mesa

Medidas totais: altura 1,00m X largura 0,60m X profundidade 0,60m
Área útil da mini mesa: largura: 0,47m x prof: 0,40m x Alt: 0,40m.
Você poderá encontrá-la a venda por R$ 1000,00 aproximadamente, nas boas casas do ramo.A foto acima se refere as medidas apresentadas.

Boas fotos!

Siglas de Lentes Parte V - Pentax

DA
Refere-se a série de lentes projetadas exclusivamente para câmeras digitais. Todas as lentes da série DA apresentam um "Sistema de Foco de rápida resposta" que permite aos fotógrafos trocarem imediatamente o modo de focagem de automático para manual através de uma simples guinada no anel de foco.

FA
Especifica a série de lente Auto Foco compatível tanto com o sistema de filme 35mm como os corpos das SLR Digitais.

FA-J
Indica uma linha de lentes de Auto Foco mais baratas, sem anel de abertura, que é controlado apenas eletronicamente, compatível tanto com filme 35mm como com corpos SLR digitais.

A
Indica a linha das antigas lentes de foco manual.

AL
Oferece vantagens na redução das distorções nas bordas da lente e compensação das aberrações asféricas, além de reduzir a quantidade de elementos óticos internos, deixando a lente mais leve e compacta.

SP (Super Protect - Super Proteção)
Refere-se a um revestimento de super proteção aplicado à superfície das lentes Pentax. Esse revestimento acontece por uma cobertura de composto de flúor especial para repelir poeira, água e gordura, permitindo sua fácil limpeza, principalmente em relação as marcas de impressões digitais acidentalmente deixadas no elemento frontal.

ED (Extra-Low Dispersion - Elementos Extras de Baixa Dispersão)
Garante que os elementos que compõem a objetiva possuam "baixa dispersão". Ésses elementos são mais caros por possuirem alta qualidade, servindo para reduzir a aberração cromática, onde a luz de cores diferentes toma caminhos alternativos pela lente, resultando em um ponto da luz branca que fogem daquilo que o filme ou o sensor conseguem captar.

IF (Internal Focusing - Focagem Interna)
É o foco interno. Significa dizer que a lente não tem o comprimento físico modificado em relação ao trabalho de focagem.

SDM (Supersonic Drive Motor - Comando de Motor Supersônico)
Seria o equivalente da Pentax para as lentes USM da Canon.
O SDM faz a focagem automática trabalhar de forma mais rápida, facilitando inclusive a comutação entre AF e MF (focagem manual). Fazendo mais um comparativo, o que a Canon denomina de "Foco Manual em Tempo Integral", a Pentax chama de "Sistema de Foco Super Rápido".

DR (Dust Removal - Retirada de Poeira)
Sistema Pentax de limpeza do sensor CDD. O sensor treme para que a poeira e as partículas de sujeira não fiquem assentadas em sua superfície