quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pioneiros - Leitz e Barnack

Ernst Leitz nasceu em 1843 em Sulzburg, na Floresta Negra ao sul do estado de Baden, Alemanha. Deixou a escola aos 15 anos e foi aprender mecânica como aprendiz de oficina de um amigo de seu pai. Em um estágio nas empresas suícas de relógios, Ernst se familiarizou com os problemas da produção em série e da distribuição, além de aprender as técnicas de administração pessoal. Em 1865, com apenas 22 anos, Ernst se juntou ao Instituto Óptico como sócio e levou para a empresa todo o seu conhecimento e habilidade em administração, elevando a competitividade e desenvolvendo novos produtos.

Em 1869, com o falecimento do antigo sócio de Carl Kellner, Ernst Leitz assumiu a direção da companhia e mudou seu nome para Ernst Leitz Wetzlar e lançou sua mais nova invenção, o microscópio binocular. Em 1887 foi atingida a marca de 10.000 microscópios produzidos

Na virada do século sua companhia já era conhecida mundialmente pela produção de microscópios de alta qualidade. Em um gesto de grande notoriedade, Leitz instituiu o turno de trabalho de 8 horas e o seguro saúde para seus funcionários.

Oskar Barnack, o Gênio Inventivo
Quando Oskar Barnack nasceu em novembro de 1879, na cidade de Lynow, ao sul de Berlim, a Ernst Leitz Wetzlar já era uma empresa com 30 anos de experiência, empregava 40 funcionários e já produzia 350 microscópios anualmente.

O jovem Oskar Barnack queria ser pintor, mas seu pai o incentivou a procurar um trabalho mais técnico. Em conseqüência disto, ele foi ser aprendiz de mecânica de precisão em uma pequena empresa de materiais para astronomia. Nos anos que se seguiram ele trabalhou em diversas companhias ópticas e, finalmente, em 1911 aceitou o emprego na Ernst Leitz Wetzlar.

Como um entusiasta da fotografia e do recém inventado cinema, Oskar Barnack dedicava-se, em suas folgas, à construção de uma câmera de cinema, que ele veio a completar em 1912. Nesta época, Oskar, que já havia tido a experiência de carregar as pesadas câmeras fotográficas da época, com suas “chapas” e pesados tripés, começou a desenvolver uma câmera que fosse realemente portátil.
Construiu então uma pequena caixa de metal, colocou uma lente do tipo das que eram usadas em telescópios, um obturador de velocidade única (1/40s) e o mecanismo para que ela usasse o filme de cinema da época, porém com o tamanho do fotograma duplicado. O fotograma do cinema usava 12x36mm e ele passou a usar 24x36mm, pois acreditava que assim as fotografias teriam uma melhor qualidade de imagem para as ampliações.

Estava então criada a câmera que seria conhecida como Ur-Leica, o protótipo de uma nova era na fotografia mundial.

Apesar das primeiras fotos tiradas com sucesso terem sido realizadas somente entre 1913 e 1914, ele continuou com seus estudos e construiu um novo protótipo, emprestado ao seu chefe, Ernst Leitz, para que ele o levasse numa viagem a Nova York.
Nesta época, a companhia não tinha planos para colocar em produção uma câmera fotográfica.

Então veio a I Guerra Mundial, e todo o projeto teve de ser parado, voltando a ser retomado somente no início de 1920, quando o próprio Oskar Barnack fotografou com sua câmera uma enchente em Wetzlar.

Ernst Leitz e a Grande Decisão

Em julho de 1920, Ernst Leitz faleceu e seu filho, Ernst Leiz II, assumiu a direção da empresa. Nesta época a empresa já contava com 1000 empregados e se destacava pela exportação de microscópios para o mundo todo.

Também neste período, Oskar Barnack já havia implementado seu projeto e procurava um desenho de lente que fosse adequado ao tamanho de filme que ele empregava em sua câmera e que permitisse uma qualidade de imagem para ampliações de até 10 vezes.
Foi então que o projetista óptico da empresa, Prof. Max Berek, desenhou uma lente com plano focal de 50mm e abertura de f/3.5, a famosa Anastigmat. Pronto, a câmera de Barnack estava pronta para ser testada pelo mercado.

Agora caberia a Ernst Leitz II a difícil decisão de produzir ou não a nova câmera. Muitos dos diretores da empresa eram contrários à idéia, pois a Alemanha atravessava uma terrível crise econômica e eles acreditavam que aquilo não seria viável comercialmente.

Mas, em uma manhã de 1924, com toda a diretoria reunida, Ernst Leitz II comunicou: “A câmera projetada por Oskar Barnack será produzida em série.”

Naquele mesmo ano foram produzidos os primeiros 30 protótipos para teste de mercado, as raríssimas Leica 0. Logo depois as primeiras 500 câmeras comerciais estavam prontas, as Leica I. Ao mesmo tempo foi registrada a marca LEICA, derivada de LEitz CAmera.

Fonte: http://www.espacofotografico.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fotógrafos - Fenton

Roger Fenton 1819-1869

Fotógrafo britânico pioneiro, um dos primeiros fotógrafos de guerra.Fotografou Guerra da Criméia(1853-1856) por iniciativa do editor Thomas Agnew.Esta expedição foi o seu maior êxito. Foi financiada pelo Estado com a exigência de não mostrar os horrores que são provocados pelos conflitos bélicos.Esta guerra foi uma das mais fotografadas da história.

Em 1855 Fenton deslocou-se às frentes da Guerra da Criméia por iniciativa do editor Thomas Agnew, para fotografar as tropas, com um ajudante de fotografia, Marcus Sparling, e um servente e um amplo equipamento. Esta expedição foi o seu maior êxito. Foi financiada pelo Estado em troca de não mostrar os horrores que são provocados pelos conflitos bélicos, assim conseguindo que os familiares dos soldados e os cidadãos em geral não desmoralizassem. Foi um trabalho muito duro para Fenton já que devido ao calor, parte do material fotográfico se inflamava e além disso obrigava os soldados a permanecer em poses durante vários segundos apesar das altas temperaturas. Apesar de também estar exposto a essas altas temperaturas, de fraturar várias costelas e sofrer de cólera, conseguiu fazer 350 negativos de grande formato. Uma exposição de 312 fotos foi depois feita em Londres. As vendas não foram tão altas como esperava, possivelmente porque a guerra tinha acabado.

Fenton é considerado como o primeiro fotógrafo de guerra pela sua obra durante a Guerra da Criméia, para a qual usou um estúdio móvel chamado "furgão fotográfico". Em reconhecimento da importância da sua fotografia, as fotos de Fenton sobre a Guerra da Criméia foram incluídas na coleção 100 fotos que mudaram o mundo, da revista Life.

Fonte: wikipedia

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Festival de Fotografia de Manaus


Proporcionar uma maior visibilidade e gerar novas oportunidades aos fotógrafos locais. Essa é a meta do primeiro Manaus Bem na Foto (MBF) – Festival de Fotografia, que acontecerá de 16 a 24 de outubro. A iniciativa é um projeto idealizado e coordenado pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, membros do grupo Retratando e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). O objetivo é tornar a arte fotográfica o principal foco cultural da cidade no período do festival e incluir o MBF parte do calendário anual de eventos da RPCFB.

A abertura oficial está marcada para acontecer dia 16 de outubro no Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, s/nº, Centro, Zona Sul), às 19h, com entrada gratuita. Na ocasião, acontecerá a exposição coletiva “Manaus 341” do grupo A Escrita da Luz e fotógrafos convidados. Serão mais de 40 fotografias sobre a cidade, além da palestra com o fotógrafo paraense Miguel Chikaoka, representante da RPCFB, detalhando quais as atividades e os objetivos da REDE em todo país.

Durante o MBF, serão mais de 30 atividades voltadas exclusivamente para fotografia, como palestras, workshops, exposições, debates e passeios fotográficos. Destaque para inauguração da unidade de treinamento da Fazz.art Digital Fine Art & Photo, na capital. Dois workshops que acontecem no Festival marcam essa inauguração. São eles: o Workshop Fluxo Digital - Lightroom 3, ministrado por Clício Barroso e o Workshop de Iluminação em Estúdio, ministrado por Newton Medeiros, ambos de São Paulo (SP). Os workshops serão realizados no Studio 5 Festival Mall (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial, Zona Sul), no horário das 19h30 (20/10) e às 17h (23/10). O investimento para os dois workshops é de R$ 180. Vale lembrar que as vagas são limitadas e que não serão feitas inscrições para dias separados.

Mais informações:http://www.manausbemnafoto.blogspot.com/

Technews

A Hitachi Data Systems anunciou a edição brasileira do evento Hitachi Information Forum, que acontece no dia 10 de novembro no World Trade Center, em São Paulo. O evento contará com a presença do CEO da corporação, Jack Domme, que apresentará a nova solução da empresa para virtualização e cloud computing em armazenamento de dados, abordando as tendências e inovações. Será a primeira visita do CEO ao Brasil, marcando os 70 anos de história do Grupo Hitachi no Brasil e 100 anos de fundação do grupo, comemorados neste ano.

Para atender melhor a demanda na América Latina, a Western Digital anunciou que passará a fabricar discos rígidos no Brasil através de uma parceria com a Digitron.
Com a parceria, a WD criará 50 novos postos de trabalho na Zona Franca de Manaus.
A Western Digital acredita que a venda de discos rígidos chegará a US$ 175 milhões durante o primeiro ano de fabricação no Brasil.

A LG anunciou nesta semana aquela que é considerada atualmente como a maior TV 3D do mundo, a Infinia 72LEX9.
De acordo com a empresa, a Infinia 72LEX9 utiliza um painel TruMotion de 480Hz, possui 72 polegadas, taxa de contraste de 10.000.000:1, quatro conectores HDMI, uma porta USB, suporte para a tecnologia DLNA e também oferece acesso ao YouTube e Picasa.
De acordo com a LG, a Infinia 72LEX9 começará a ser vendida fora da Coreia apenas no segundo trimestre de 2011.

A TRENDnet anunciou nesta semana o lançamento nos EUA de um novo hub com quatro portas USB 3.0, o TU3-H4.
Como a maioria das novas placas-mãe hoje em dia possui apenas duas portas USB 3.0, o novo hub da TRENDnet pode ser uma boa opção se você precisar de mais portas compatíveis com este padrão.
De acordo com a TRENDnet, o hub também é compatível com o USB 2.0. Assim você poderá continuar usando seus periféricos sem nenhum problema.
O TRENDnet TU3-H4 já está disponível nos EUA com preço sugerido de US$ 79,99.

Fonte: texto e imagens www.baboo.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Guia de Profissões - Engenharias


Parte I

Engenharia Aeronáutica
Curso ministrado no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Forma o Engenheiro que elabora e executa projetos aeronáuticos. Ele prepara as especificações, desenhos, técnicas de construção e determina quanto de recurso é necessário para a construção e manutenção de Aeronaves. Além disso, também se ocupa da infraestrutura aeronáutica, executando projetos e acompanhando a construção de aeroportos.

Engenharia Agrícola
O Engenheiro Agrícola é aquele que implementa a engenharia da cidade no campo. Para isso, usa técnicas para aproveitamento do solo, busca a preservação dos mananciais, planeja e executa obras de irrigação, combate à erosão e drenagem. Também trabalha na mecanização da agricultura, em projetos de eletrificação, edificações rurais e armazenagem de produtos.

Engenharia Ambiental
A Engenharia Ambiental estuda a relação do homem com o meio ambiente. Trata do controle ambiental e da preservação monitorando a qualidade da água, fiscalizando a emissão de gases que poluam. É o responsável por estudos de impacto ambiental causados por obras em hidrelétricas, projetos de reflorestamento, recuperação de áreas devastadas.

Engenharia Cartográfica
O Engenheiro Cartográfico é o profissional que faz o mapeamento da superfície urbana e rural para diversos fins: controle ambiental, pesquisa econômica e social. Entre as atribuições do engenheiro estão: planejamento, pesquisa e coleta de dados, representação e reprodução cartográfica. Faz o uso de fotos aéreas, satélites, sensoriamento remoto e outros equipamentos para fazer o mapeamento.

Engenharia Civil
A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que reúne os conhecimentos e técnicas aplicadas à construção de pontes, estradas, túneis, portos, aeroportos, casas e edifícios. Entre as principais atribuições do Engenheiro Civil estão a escolha do local mais apropriado para construção, examina solo e subsolo, acompanha todas as etapas de uma construção, prepara plantas e especificações da obra.

Engenharia de Agrimensura
O Engenheiro Agrimensor é aquele que orienta e executa projetos de locação de loteamentos, de sistemas de saneamento, de irrigação e drenagem, de traçados de cidades e outros, consulta levantamentos topográficos e geodésicos para abertura de estradas e construção de barragens.

Engenharia de Alimentos
É a área da Engenharia que estuda e pesquisa as reservas da agricultura, pecuária e pesca, sempre com o objetivo de alcançar o melhor padrão alimentar. Através da análise as substâncias nutritivas dos alimentos faz o controle de qualidade d o produto. Cuida também dos métodos de reciclagem e de reaproveitamento dos alimentos de origem animal e vegetal. Supervisiona o manuseio , a colheita e o armazenamento dos produtos determinando formas de conservação antes e depois da industrialização dos mesmos.

Engenharia de Controle e Automação
O engenheiro Mecatrônico alia o estudo dos componentes mecânicos e eletrônicos com os equipamentos e processos industriais. O nome é uma fusão de Mecânica com eletrônica. Ele é o profissional o responsável pela automação industrial. Ele projeta , opera e dá manutenção aos chamados robôs industriais, equipamentos do processo de automação programando máquinas, coordenando engenheiros mecânicos e eletrônicos na realização de projetos desta área.

Fonte: http://www.guiadasprofissoes.com.br

Nostalgia - Super Heróis Japoneses

National Kid (Nashônaru Kiddo)

“National Kid” foi o precursor de todos os heróis desta lista. Ele foi criado em 1960 para ser uma espécie de garoto-propaganda da fábrica de eletrodomésticos National, daí o seu nome. National Kid era um ser voador de outro planeta, sempre pronto para defender a terra dos monstros, fossem eles seres do espaço, do mar ou até mesmo das profundezas da Terra. Seus inimigos mais famosos eram os impiedosos Incas Venusianos. Quanta imaginação!
Um detalhe interessante: ele foi talvez o único super-herói que voava com os braços abertos, imitando as asas de um avião.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=K-28xJaa7gc

Vingadores do Espaço (Maguma Taishi)

Em outro seriado dos anos 60, Goldar era um robô dourado, de longa cabeleira loura, enviado à Terra por um sábio alienígena para proteger nosso planeta do monstro espacial Rodak. Goldar não está sozinho: ele está acompanhado por sua esposa Silva e juntos eles têm um filho, Gam. Uma família de robôs, que original!
Miko era um garoto terráqueo que possuía um apito capaz de chamar Goldar e sua família quando havia perigo. Uma cena inesquecível é quando Goldar se transformava de foguete em robô!

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=ba-etEKtvE0

Ultraman (Urutoraman)

“Ultraman” foi outro seriado de enorme sucesso, que começou a ser produzido no Japão em 1966. Sua popularidade foi tão grande que gerou diversos outros seriados da mesma “família” ao longo das décadas. A história do personagem é interessante: o herói está perseguindo um monstro no espaço e choca-se com a nave de um terráqueo, Hayata, matando-o. O herói decide fundir-se a ele, permitindo que Hayata transforme-se em Ultraman para enfrentar os mais diversos monstros.
Um ponto marcante era a lâmpada no peito do herói, que piscava para indicar quando sua energia estava próxima do fim.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=PYjNJlmJctM

Ultra Seven (Urutorasebun)

“Ultraseven” foi um dos seriados que nasceram já na franquia de Ultraman, exibido em 1967, um ano depois do original. Ele também é um extra-terrestre, que chega ao planeta Terra para defendê-lo. Aqui, ele assume a identidade secreta de Dan Moroboshi. Para transformar-se no herói, ele coloca um par de óculos especiais nos olhos.
Um diferencial: quando não podia se transformar no herói, Dan utilizava as cápsulas-monstros, que liberavam criaturas que lutavam em seu lugar. Outro detalhe inesquecível eram os aviões que a Patrulha Ultra utilizava: um deles podia se separar em 3 aviões diferentes!

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=Z8QwF_uF2m0

Robô Gigante (Jiyaianto Robo)

A história de “Robô Gigante” é diferente dos demais super-heróis deste artigo: primeiro, porque ele foi criado para servir ao vilão, o imperador Guilhotina, que havia invadido a Terra; e segundo porque o robô é controlado por um garoto, Johnny Soko, que se comunica com ele através de um relógio.
O visual do robô é único: ele tem a cabeça de um faraó egípcio e solta foguetes pelos dedos! Além disso, ele tinha uma coreografia toda especial em suas lutas. Outro ponto marcante era o seu “soco de um megaton”. O seriado começou a ser exibido no Japão em 1967 .

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=29DysoN6L34

Spectreman (Supekutoruman)

“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio”. Essas palavras marcavam a abertura de “Spectreman”, exibido no Japão no início dos anos 70. O herói era um robô enviado à Terra pelos Dominantes, para defendê-la do malvado Dr. Gori e seu fiel aliado Karas. Ambos eram de uma espécie de “macacos alienígenas super desenvolvidos”, que chegam à Terra e ficam indignados com toda a poluição causada pela humanidade. Pois é, “Spectreman” foi o primeiro seriado ecologicamente correto da história. Como forma de vingança, Gori cria monstros a partir da própria poluição e nosso herói é quem os enfrenta. Como identidade secreta, Spectreman chama-se Kenji e trabalha numa organização de combate à poluição.
Impossível esquecer quando Kenji se transforma no herói, levantando o braço e gritando “Dominantes, às ordens!”.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=gDlKW99OoXE


Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion)

No Brasil, os seriados japoneses foram deixados de lado por quase uma década. O retorno se deu com “Jaspion”, em 1985, que possuía um visual bem diferente de seus antecessores. Ele também tem outra diferença marcante: ao contrário dos heróis anteriores, ele é um ser humano! Ele foi criado desde sua infância pelo sábio Edin, pois sabia que ele estava predestinado a derrotar Satan Goss, o grande vilão da série. Para isso, ele contará com a ajuda de poderosos aliados, entre eles Daileon, uma nave que se transforma em robô.
Uma curiosidade: o nome original do herói, “Juspion”, vem de “Justice Champion” (“Campeão da Justiça).

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=Qrq_AHWcK0Q

Changeman (Dengeki Sentai Changeman)

Outro seriado iniciado em 1985 foi “Changeman”. A diferença deste em relação aos demais seriados é que aqui trata-se de um grupo de cinco heróis. Eles são humanos, mas cada um deles adquiriu o poder de um animal lendário: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Eles podiam lutar separadamente ou em grupo, o que permitia golpes em formação e armas combinadas.
O grande vilão do episódio é o Senhor Bazoo, líder do império alienígena Gôzma.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=VyQSh_SqIx8

Fonte: http://www.tdseries.com.br

domingo, 17 de outubro de 2010

Monogrenade - Ce Soir

Monogrenade - Ce Soir (HD) from Monogrenade on Vimeo.

Clipe totalmente feito em STOP MOTION.

Excelente!

Quadrinhos - Curtas

Segundo informações do Deadline, o canal ABC está desenvolvendo uma nova série de TV para O Incrível Hulk. Não se sabe se o programa continuaria as histórias que estão sendo desenvolvidas no cinema pelo Marvel Studios, e envolvem o filme estrelado por Edward Norton e o longa dos Vingadores, que terá Mark Ruffalo no papel do Gigante Esmeralda. A única informação concreta é que o canal está procurando por roteiristas.

Vince Vaughn e Owen Wilson, dupla de Penetras Bons de Bico, pode se reunir em 2 Guns, adaptação ao cinema da HQ escrita por Steven Grant e desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco. Vaughn já entrou para o elenco, enquanto Wilson ainda cogita o projeto, entre outras propostas.
A série em quadrinhos, publicada em cinco edições pelo Boom! Studios em 2007, acompanha um agente de narcóticos e um oficial de inteligência disfarçado, que sem saber investigam um ao outro e desviam dinheiro da máfia para suas respectivas divisões policiais.
O roteiro foi escrito por Blake Masters, produtor da finada série de TV Brotherhood, do canal Showtime. A Universal ainda não contratou um diretor para 2 Guns.

A editora IDW anunciou durante a New York Comic Con uma espécie de crossover entre as HQs licenciadas que publica e uma de suas HQs originais. É a saga Infestation: o universo da série Zombies vs.Robots vai invadir os gibis G.I. Joe, Star Trek, Transformers e Caça-Fantasmas.
A série Zombies vs.Robots é uma história amalucada criada pelos autores Chris Ryall e Ashley Wood cuja premissa não vai muito além do nome – ou seja, lutas constantes entre zumbis e robôs.

Fonte: texto e imagens www.omelet.com.br