segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Guia de Profissões - Engenharias


Parte I

Engenharia Aeronáutica
Curso ministrado no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Forma o Engenheiro que elabora e executa projetos aeronáuticos. Ele prepara as especificações, desenhos, técnicas de construção e determina quanto de recurso é necessário para a construção e manutenção de Aeronaves. Além disso, também se ocupa da infraestrutura aeronáutica, executando projetos e acompanhando a construção de aeroportos.

Engenharia Agrícola
O Engenheiro Agrícola é aquele que implementa a engenharia da cidade no campo. Para isso, usa técnicas para aproveitamento do solo, busca a preservação dos mananciais, planeja e executa obras de irrigação, combate à erosão e drenagem. Também trabalha na mecanização da agricultura, em projetos de eletrificação, edificações rurais e armazenagem de produtos.

Engenharia Ambiental
A Engenharia Ambiental estuda a relação do homem com o meio ambiente. Trata do controle ambiental e da preservação monitorando a qualidade da água, fiscalizando a emissão de gases que poluam. É o responsável por estudos de impacto ambiental causados por obras em hidrelétricas, projetos de reflorestamento, recuperação de áreas devastadas.

Engenharia Cartográfica
O Engenheiro Cartográfico é o profissional que faz o mapeamento da superfície urbana e rural para diversos fins: controle ambiental, pesquisa econômica e social. Entre as atribuições do engenheiro estão: planejamento, pesquisa e coleta de dados, representação e reprodução cartográfica. Faz o uso de fotos aéreas, satélites, sensoriamento remoto e outros equipamentos para fazer o mapeamento.

Engenharia Civil
A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que reúne os conhecimentos e técnicas aplicadas à construção de pontes, estradas, túneis, portos, aeroportos, casas e edifícios. Entre as principais atribuições do Engenheiro Civil estão a escolha do local mais apropriado para construção, examina solo e subsolo, acompanha todas as etapas de uma construção, prepara plantas e especificações da obra.

Engenharia de Agrimensura
O Engenheiro Agrimensor é aquele que orienta e executa projetos de locação de loteamentos, de sistemas de saneamento, de irrigação e drenagem, de traçados de cidades e outros, consulta levantamentos topográficos e geodésicos para abertura de estradas e construção de barragens.

Engenharia de Alimentos
É a área da Engenharia que estuda e pesquisa as reservas da agricultura, pecuária e pesca, sempre com o objetivo de alcançar o melhor padrão alimentar. Através da análise as substâncias nutritivas dos alimentos faz o controle de qualidade d o produto. Cuida também dos métodos de reciclagem e de reaproveitamento dos alimentos de origem animal e vegetal. Supervisiona o manuseio , a colheita e o armazenamento dos produtos determinando formas de conservação antes e depois da industrialização dos mesmos.

Engenharia de Controle e Automação
O engenheiro Mecatrônico alia o estudo dos componentes mecânicos e eletrônicos com os equipamentos e processos industriais. O nome é uma fusão de Mecânica com eletrônica. Ele é o profissional o responsável pela automação industrial. Ele projeta , opera e dá manutenção aos chamados robôs industriais, equipamentos do processo de automação programando máquinas, coordenando engenheiros mecânicos e eletrônicos na realização de projetos desta área.

Fonte: http://www.guiadasprofissoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.