quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fotógrafos - Fenton

Roger Fenton 1819-1869

Fotógrafo britânico pioneiro, um dos primeiros fotógrafos de guerra.Fotografou Guerra da Criméia(1853-1856) por iniciativa do editor Thomas Agnew.Esta expedição foi o seu maior êxito. Foi financiada pelo Estado com a exigência de não mostrar os horrores que são provocados pelos conflitos bélicos.Esta guerra foi uma das mais fotografadas da história.

Em 1855 Fenton deslocou-se às frentes da Guerra da Criméia por iniciativa do editor Thomas Agnew, para fotografar as tropas, com um ajudante de fotografia, Marcus Sparling, e um servente e um amplo equipamento. Esta expedição foi o seu maior êxito. Foi financiada pelo Estado em troca de não mostrar os horrores que são provocados pelos conflitos bélicos, assim conseguindo que os familiares dos soldados e os cidadãos em geral não desmoralizassem. Foi um trabalho muito duro para Fenton já que devido ao calor, parte do material fotográfico se inflamava e além disso obrigava os soldados a permanecer em poses durante vários segundos apesar das altas temperaturas. Apesar de também estar exposto a essas altas temperaturas, de fraturar várias costelas e sofrer de cólera, conseguiu fazer 350 negativos de grande formato. Uma exposição de 312 fotos foi depois feita em Londres. As vendas não foram tão altas como esperava, possivelmente porque a guerra tinha acabado.

Fenton é considerado como o primeiro fotógrafo de guerra pela sua obra durante a Guerra da Criméia, para a qual usou um estúdio móvel chamado "furgão fotográfico". Em reconhecimento da importância da sua fotografia, as fotos de Fenton sobre a Guerra da Criméia foram incluídas na coleção 100 fotos que mudaram o mundo, da revista Life.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.