sexta-feira, 2 de agosto de 2013

4º Mostra do Programa de Fotografia 2012 - 2013

O CCSP dá espaço a mostras individuais na quarta edição do programa. Os artistas selecionados para essa edição são Beatriz Toledo, Ana Beatriz Elorza e Gordana Manic, além dos convidados Marcia Vaitsman e Mario Ramiro.

Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
R. Vergueiro, 1.000 - Liberdade - Centro.

terça a sexta: 10h às 20h.
sábado e domingo: 10h às 18h.

Até 25 de agosto de 2013.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Auguste Comte

"O tempo corresponde a regular o presente a partir do futuro deduzido do passado."

"A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas."

"A liberdade é o direito de fazer o próprio dever."

"Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história."

"O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem."

"Viver para os outros é não somente a lei do dever como da felicidade."

"Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto."

"Não existe sociedade sem governo, assim como governo sem sociedade."

"Saber para prever, a fim de poder."

"Nada é mais oposto às belas-artes do que a visão estreita, o movimento demasiado analítico e o abuso do raciocínio, próprios ao nosso regime científico, aliás tão funesto ao desenvolvimento moral, primeira fonte de toda a disposição estética."


"A arte reconduz suavemente à realidade as contemplações demasiado abstratas do teórico, enquanto impele com nobreza o prático para as especulações desinteressadas."

"Como a arte deve sobretudo desenvolver em nós o sentimento da perfeição, jamais tolera a mediocridade: o verdadeiro gosto sempre supõe um vivo desgosto."

"Mesmo que a terra fosse dentro de pouco tempo abalada por um choque celeste, viver para o outro, subordinar a personalidade à sociabilidade, não cessariam de constituir até ao fim o bem e o dever supremos."


Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 — 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.

Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.

O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo.

Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

terça-feira, 30 de julho de 2013

François Truffaut

François Truffaut (1932 — 1984) cineasta francês. Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX, em quase 25 anos de carreira como diretor Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles.

Menino problema, cinéfilo radical, crítico de cinema militante e, aos 27 anos, diretor consagrado no Festival de Cannes com seu primeiro longa “Os Incompreendidos” (Les 400 Coups, 1959), François Truffaut deu aos seus filmes muito do que vivia na própria vida.

Como crítico e membro fundador da revista Cahiers du Cinema, questionou com fúria juvenil o cinema francês vigente na época, abrindo espaço para a "Nouvelle Vague” que aconteceu principalmente com ele mesmo, Jean Luc Godard, Eric Rhomer, Alain Resnais e Claude Chabrol. O movimento rompia com o sistema tradicional implantado pela industria cinematográfica e defendia a produção de filmes autorais, intimistas e de baixo orçamento, com a idéia de que o diretor é o principal criador de um filme e deve ter total liberdade para concebê-lo.

Junto com Jean-Luc Godard, Truffaut foi uma das mais influentes figuras do novo cinema francês e inspirou cineastas como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Brian De Palma e Martin Scorsese.

Lentes Petzval


A empresa de fotografia Lomography está disposta a reviver um famoso acessório que ficou esquecido com o passar do tempo: a companhia começou um projeto no Kickstarter para trazer de volta as lentes Petzval.

Inventadas em 1840 por Joseph Petzval, essas lentes de abertura f/3.6 foram muito usadas no século XIX para retratar pessoas, já que produz uma imagem com plano de fundo distorcido, baixa profundidade de campo e além de cores saturadas – uma combinação difícil de ser reproduzida até por mestres do Photoshop.

As novas lentes teriam a mesma aparência das originais, hoje já deterioradas por conta do tempo, e funcionariam com modelos de câmeras DSLR e 35mm das fabricantes Canon e Nikon.O preço fica em US$ 499 (cerca de R$ 1 mil)

Confira o desempenho da lente no vídeo acima.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Alberto Henschel

Alberto Henschel (1827 — 1882) foi um fotógrafo teuto-brasileiro, considerado o mais diligente empresário da fotografia no Brasil do século XIX , com escritórios em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Henschel foi também responsável pela vinda de outros fotógrafos profissionais ao país, como o seu compatriota Karl Ernest Papf — com quem trabalharia mais tarde — e seu filho, Jorge Henrique Papf , que sucederia ao pai no ramo da fotografia.

Henschel ficou conhecido por produzir belas imagens do Rio de Janeiro como fotógrafo paisagista e por ser um excelente retratista, o que lhe rendeu o título de Photographo da Casa Imperial, habilitando-o a retratar o cotidiano da monarquia brasileira durante o Segundo Reinado, inclusive fotografando o imperador Dom Pedro II e sua família.Esse título valorizaria muito suas fotos, inclusive no preço.

Mas, certamente, sua principal contribuição à história da fotografia no Brasil foi o registro fotográfico de todos os extratos sociais do Brasil oitocentista: retratos, geralmente no padrão carte-de-visite, foram tirados da nobreza, dos ricos comerciantes, da classe média e dos negros, tanto livres como escravos, em um período ainda anterior à lei Áurea.
 
Henschel sempre se manteve atualizado com as últimas novidades técnicas do mercado fotográfico.Quando o padrão estético de fotografia carte-de-visite começou a ganhar o mundo, Henschel já dominava a técnica, a qual utilizou em grande escala em seus estabelecimentos.

Seus estúdios possuíam equipamentos de última geração, adequados para o retrato instantâneo de crianças que, irrequietas, eram a dor de cabeça dos fotógrafos.

Albúm - Alberto Henschel


domingo, 28 de julho de 2013

Konstantinos Kaváfis

À espera dos bárbaros


O que esperamos na ágora reunidos?

É que os bárbaros chegam hoje.

Por que tanta apatia no senado?
Os senadores não legislam mais?

É que os bárbaros chegam hoje
Que leis hão de fazer os senadores?
Os bárbaros que chegam as farão.

Por que o imperador se ergueu tão cedo
e de coroa solene se assentou
em seu trono, à porta magna da cidade?

É que os bárbaros chegam hoje.
O nosso imperador conta saudar
o chefe deles. Tem ponto para dar-lhe
um pergaminho no qual estão escritos
muitos nomes e títulos.

Por que hoje os dois cônsules e os pretores
usam togas de púrpura, bordadas,
e pulseiras com grandes ametistas
e anéis com tais brilhantes e esmeraldas?
Por que hoje empunham bastões tão preciosos,
de ouro e prata finamente cravejados?

É que os bárbaros chegam hoje,
tais coisas os deslumbram.

Por que não vêm os dignos oradores
derramar o seu verbo como sempre?

É que os bárbaros chegam hoje
e aborrecem arengas, eloquências.

Por que subitamente esta inquietude?
(Que seriedade nas fisionomias!)
Por que tão rápido as ruas se esvaziam
e todos voltam para casa preocupados?

Porque é já noite, os bárbaros não vêm
e gente recém-chegada das fronteiras
diz que não há mais bárbaros.

Sem bárbaros o que será de nós?
Ah! eles eram uma solução.


Konstantinos Kaváfis (1863 — 1933) poeta grego, geralmente considerado o maior nome da poesia em idioma grego moderno.Em sua poesia, 154 poemas reelaborados durante a vida inteira, unia citações eruditas à fala cotidiana.

Não chegou a publicar nenhum livro, apenas poemas em folhetins e jornais. Após sua morte, foi publicado um livro com os 154 poemas que escreveu.