
Nascido em uma família rica, Rossellini interessou-se por cinema por influência do avô, proprietário de uma casa de espetáculos. Começou sua carreira realizando alguns curtas. Durante o fascismo, ingressou na indústria cinematográfica italiana, como assistente de direção. Trabalhou como supervisor de alguns filmes, dentre eles L'Invasore, de Nino Giannini, e Benito Mussolini, de Pasquale Prunas.
Seu grande momento veio no final da Segunda Guerra Mundial, quando produziu duas de suas obras-primas, Roma, città aperta (1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes), Paisà (1946) e Germania anno zero (Alemanha, Ano Zero, de 1947), tornando-se um dos principais expoentes do neorealismo do cinema italiano.
O neorrealismo italiano caracterizou-se pelo uso de elementos da realidade numa peça de ficção, aproximando-se até certo ponto, em algumas cenas, das características do filme documentário. Ao contrário do cinema tradicional de ficção, o neorrealismo buscou representar a realidade social e econômica de uma época mostrando-a muitas vezes sem rodeios.
O neorrealismo tem sua importância porque no pós-guerra o cinema estava desacreditado e inócuo, pois a grande guerra acabara com os sonhos de beleza estética e finais felizes comuns ao cinema da época.Este escola renovou e voltou a dar fôlego ao cinema mudando e influenciando o jeito de fazer filmes ao redor do mundo.
Em 1963, Rossellini fez o roteiro de Les Carabiniers (br: Tempo de Guerra), de Jean-Luc Godard. Seus últimos trabalhos datam da década de 60, onde o cineasta trabalhou para a televisão educativa.
Fonte: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.