quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pioneiros - Rossellini

Roberto Rossellini (Roma, 8 de maio de 1906 — Roma, 3 de junho de 1977) foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neorrealismo italiano, com contribuições ao movimento, com filmes como Roma, città aperta.

Nascido em uma família rica, Rossellini interessou-se por cinema por influência do avô, proprietário de uma casa de espetáculos. Começou sua carreira realizando alguns curtas. Durante o fascismo, ingressou na indústria cinematográfica italiana, como assistente de direção. Trabalhou como supervisor de alguns filmes, dentre eles L'Invasore, de Nino Giannini, e Benito Mussolini, de Pasquale Prunas.

Seu grande momento veio no final da Segunda Guerra Mundial, quando produziu duas de suas obras-primas, Roma, città aperta (1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes), Paisà (1946) e Germania anno zero (Alemanha, Ano Zero, de 1947), tornando-se um dos principais expoentes do neorealismo do cinema italiano.

O neorrealismo italiano caracterizou-se pelo uso de elementos da realidade numa peça de ficção, aproximando-se até certo ponto, em algumas cenas, das características do filme documentário. Ao contrário do cinema tradicional de ficção, o neorrealismo buscou representar a realidade social e econômica de uma época mostrando-a muitas vezes sem rodeios.
O neorrealismo tem sua importância porque no pós-guerra o cinema estava desacreditado e inócuo, pois a grande guerra acabara com os sonhos de beleza estética e finais felizes comuns ao cinema da época.Este escola renovou e voltou a dar fôlego ao cinema mudando e influenciando o jeito de fazer filmes ao redor do mundo.

Em 1963, Rossellini fez o roteiro de Les Carabiniers (br: Tempo de Guerra), de Jean-Luc Godard. Seus últimos trabalhos datam da década de 60, onde o cineasta trabalhou para a televisão educativa.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.