sábado, 31 de agosto de 2013
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Foto Bienal Masp 2013
Cem fotografias feitas por
35 artistas, do Brasil e do exterior, são expostas com a proposta de discutir
os limites entre a fotografia e linguagens semelhantes, como o vídeo e a
pintura. Integram a mostra trabalhos feitos por nomes como Marina Abramovic e Berna
Reale, entre outros. Nesta 1ª edição o tema é o cotejo entre a fotografia e
outras linguagens próximas.
A exposição será orientada
por um enfoque atual da fotografia, entendida não só como aquela obtida por um
aparato especificamente construído para esse fim mas - e isto é decisivo - no
seu formato de campo ampliado que a qualifica como uma das formas mais ricas da
arte atual.
A linguagem da fotografia
tradicional será confrontada, nesta Bienal, com os demais meios artísticos que
com ela hoje dialogam, como a pintura, o vídeo, a instalação. Esse diálogo
entre as diferentes linguagens marca o propósito renovador que anima esta nova
fase da coleção Pirelli no MASP. Jovens
fotógrafos ao lado de consagrados, autores brasileiros e do exterior numa troca
intensa de pontos de vista e soluções estéticas, indispensável no atual momento
da comunidade global da arte.
Masp
Av. Paulista, 1.578
Telefone: 3251-5644.
Aceita os cartões Diners,
Elo, MasterCard, Visa.
Ingresso: R$ 15
terças feiras e menores de
seis anos: grátis.
Quando
terça, quarta e sexta a
domingo: 10h às 18h.
quinta: 10h às 20h.
A exposição ficará até 3 de
novembro de 2013.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Immanuel Kant
"A amizade é
semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do
primeiro sabor."
"A sabedoria das
mulheres não é raciocinar, é sentir."
"Toda reforma
interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do
nosso próprio esforço."
"Podemos julgar o
coração de um homem pela forma como ele trata os animais."
"O homem não é nada
além daquilo que a educação faz dele."
"Não há garantias. Do
ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do
amor, ninguém é necessário."
"É no problema da
educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade."
"A paciência é a
fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte."
"Todo o conhecimento
humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com
ideias."
"O homem é o único
animal que precisa de trabalhar."
"O mesmo acontece ao
mérito e à inocência: perde-se, desde que deles nos sustentemos."
"Ciência é
conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada."
"Não se ensina
filosofia; ensina-se a filosofar."
"É por isso que se
mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para
que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se
lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as
suas ideias."
Immanuel Kant (1724 —
1804) foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande
filósofo dos princípios da era moderna.
Kant é famoso sobretudo
pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos
formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a
experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de
determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é
historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo concetual que
dominou a vida intelectual do século XX.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Manual de Etiqueta Profissional
Manual de etiqueta profissional from Fantoches de Luz
Legal para aqueles que estão iniciando em um emprego, ou para aqueles que se esqueceram como se comportar. Vale conferir.
Legal para aqueles que estão iniciando em um emprego, ou para aqueles que se esqueceram como se comportar. Vale conferir.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
James Williamson
James Williamson (1855 - 1933) foi um cineasta e produtor de equipamentos para o cinema em seus primórdios.
Williamson nasceu perto de Kirkcaldy, Fife, e cresceu em Edimburgo. Em 1868, mudou-se para Londres, onde ele era um aprendiz de um farmacêutico e comprou sua própria farmácia em 1877. Em 1886, ele se mudou para Hove em Sussex.
Williamson inicialmente fazia filmes para outros cineastas, porém logo começou a produção de suas próprias filmagens com características próprias. Mais tarde, ele entrou no negócio de fabricação de equipamentos de cinema com seu filho Stuart, que era engenheiro.
Williamson usava em suas filmagens o recurso de junção de planos diferentes e estabeleceu a gramática básica do cinema, antecedendo o uso de Edwin Porter da mesma técnica por dois anos. Filmes de Williamson de 1901, "Fogo!" e "Pega ladrão!", foram claramente inspirações para Porter em "A vida de um bombeiro americano" e "The Great Train Robbery", ambos feitos em 1903.
Um de seus filmes mais notáveis e inovadores foi o Big Swallow (1901), em que um homem "come" o cineasta e sua câmera. Ele lentamente se aproxima do transeunte que está incomodado com a sua filmagem e vai andando até um extremo close-up em que sua boca escancarada preenche a tela, que fica preta. Neste momento, inicia-se um segundo plano onde vemos o cineasta caindo para dentro da goela do personagem; o cineasta passa para o campo de visão da tela e deixa de ter o seu ponto de vista associado ao nosso.Num terceiro plano, vemos o homem afastando-se, mastigando o cineasta e sua câmera, explodindo em gargalhada.
Simplesmente maravilhoso.
Williamson nasceu perto de Kirkcaldy, Fife, e cresceu em Edimburgo. Em 1868, mudou-se para Londres, onde ele era um aprendiz de um farmacêutico e comprou sua própria farmácia em 1877. Em 1886, ele se mudou para Hove em Sussex.
Williamson inicialmente fazia filmes para outros cineastas, porém logo começou a produção de suas próprias filmagens com características próprias. Mais tarde, ele entrou no negócio de fabricação de equipamentos de cinema com seu filho Stuart, que era engenheiro.
Williamson usava em suas filmagens o recurso de junção de planos diferentes e estabeleceu a gramática básica do cinema, antecedendo o uso de Edwin Porter da mesma técnica por dois anos. Filmes de Williamson de 1901, "Fogo!" e "Pega ladrão!", foram claramente inspirações para Porter em "A vida de um bombeiro americano" e "The Great Train Robbery", ambos feitos em 1903.
Um de seus filmes mais notáveis e inovadores foi o Big Swallow (1901), em que um homem "come" o cineasta e sua câmera. Ele lentamente se aproxima do transeunte que está incomodado com a sua filmagem e vai andando até um extremo close-up em que sua boca escancarada preenche a tela, que fica preta. Neste momento, inicia-se um segundo plano onde vemos o cineasta caindo para dentro da goela do personagem; o cineasta passa para o campo de visão da tela e deixa de ter o seu ponto de vista associado ao nosso.Num terceiro plano, vemos o homem afastando-se, mastigando o cineasta e sua câmera, explodindo em gargalhada.
Simplesmente maravilhoso.
Star Wars vai ser filmado em película
A franquia Star Wars está
sendo administrada pela Disney e parece que a saga vai incorporar uma nova
filosofia de trabalho.
Conhecido por filmar todos
seus projetos em película, o diretor JJ Abrams afirmou que vai continuar
trabalhando da mesma maneira no próximo capítulo da história. Ao que tudo
indica, o novo longa-metragem vai ser gravado usando filmes produzidos pela
Kodak, deixando de lado as técnicas digitais empregadas nos episódios II e III.
A decisão de utilizar
métodos mais tradicionais teria como objetivo preservar o estilo visual visto
nos capítulos que deram início à saga — justamente aqueles considerados
melhores pela maioria dos fãs. Embora os métodos digitais ganhem cada vez mais
espaço, diretores consagrados como Abrams e Christopher Nolan continuam
utilizando películas tradicionais por considerar que elas possuem uma qualidade
inigualável.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Albert Frisch
Albert Frisch nasceu na Alemanha em 1840 e morreu em 1905. Ele era fotógrafo e não se sabe muito a seu respeito. Na década de 60, fotografou o Brasil.
Em torno 1865, o lugar escolhido para suas obras foi o Alto do Amazonas, onde estava na companhia do engenheiro, fotógrafo e desenhista Franz Keller-Leuzinger.
Albert foi o primeiro a fotografar aspectos da paisagem, da fauna e da flora locais. Também foi o primeiro a fotografar os índios, entre os quais os Umauás (considerados antropófagos) e os Tapuias (índios destribalizados sediados nas cercanias de Manaus) e os barqueiros de origem boliviana que atuavam nos rios da região como comerciantes.
Entre vários momentos de prestígio, um deles foi na Exposição Universal de Paris em 1867, com os retratos do índios.
Este texto não acrescenta nada a mais dos disponíveis na internet atualmente, porém faço a postagem apenas para registro e menção dos fotógrafos atuantes no Brasil do século 19.
Em torno 1865, o lugar escolhido para suas obras foi o Alto do Amazonas, onde estava na companhia do engenheiro, fotógrafo e desenhista Franz Keller-Leuzinger.
Albert foi o primeiro a fotografar aspectos da paisagem, da fauna e da flora locais. Também foi o primeiro a fotografar os índios, entre os quais os Umauás (considerados antropófagos) e os Tapuias (índios destribalizados sediados nas cercanias de Manaus) e os barqueiros de origem boliviana que atuavam nos rios da região como comerciantes.
Entre vários momentos de prestígio, um deles foi na Exposição Universal de Paris em 1867, com os retratos do índios.
Este texto não acrescenta nada a mais dos disponíveis na internet atualmente, porém faço a postagem apenas para registro e menção dos fotógrafos atuantes no Brasil do século 19.
Marc Ferrez - Rio São Pedro
Marc Ferrez - Rio São Pedro from Fantoches de Luz
Fotos de Marc Ferrez sobre a obra de canalização do Rio São Pedro.
Fotos de Marc Ferrez sobre a obra de canalização do Rio São Pedro.
domingo, 25 de agosto de 2013
Dezso Kosztolányi
Se, entrado nos quarenta…
Se, entrado nos quarenta, você acorda
uma noite e, por muito tempo, o sono
não vem. Você contempla o quarto escuro
remoendo alguma coisa. Jaz com olhos
abertos como há de jazer um dia
na cova. É então que toma um novo rumo
tua vida. Quão estranho foi – você
se admira – ter vivido entre as estrelas
e a terra! Uma bobagem que te ocorre,
te entretém, te aborrece e já não conta.
Mil ruídos vêm da rua e não há ruído
que não te seja familiar. Você
que está, não triste, só tranqüilo, alerta,
quase em paz, dá um suspiro e, após virar-se
para a parede, dorme novamente.
Se, entrado nos quarenta, você acorda
uma noite e, por muito tempo, o sono
não vem. Você contempla o quarto escuro
remoendo alguma coisa. Jaz com olhos
abertos como há de jazer um dia
na cova. É então que toma um novo rumo
tua vida. Quão estranho foi – você
se admira – ter vivido entre as estrelas
e a terra! Uma bobagem que te ocorre,
te entretém, te aborrece e já não conta.
Mil ruídos vêm da rua e não há ruído
que não te seja familiar. Você
que está, não triste, só tranqüilo, alerta,
quase em paz, dá um suspiro e, após virar-se
para a parede, dorme novamente.
Dezso Kosztolányi (1885 - 1936), um dos maiores escritores da literatura húngara do século XX, foi narrador, poeta, tradutor, ensaísta e jornalista.
Publicou poesia (Queixas de um menino pobre, 1910; Queixas de um homem triste, 1924, e Cálculo, 1935), ensaio, contos e romance; O cometa dourado, 1925; Ana, a doce, 1926 e Nero, o poeta sangrento, 1922).
Cotovia, 1924 e O Tradutor cleptomaníaco são os únicos títulos disponíveis em Português.
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