segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Franz Keller-Leuzinger



Franz Keller-Leuzinger nasceu em Mannheim, Alemanha 1835 e faleceu em Munique, Alemanha 1890.

Ele foi fotógrafo, desenhista, pintor e engenheiro. Veio junto com seu pai, Joseph Keller e o irmão para o Brasil a fim de trabalhar na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré na Região Amazônica.

Franz se casou com a filha do fotógrafo, livreiro e editor George Leuzinger assumindo a direção do departamento fotográfico da Casa Leuzinger em 1860, tendo como aprendiz o jovem Marc Ferrez.
Em 1865, viajou pelo Alto Amazonas, registrando em desenhos aspectos da história, da arqueologia e dos costumes locais, enquanto o fotógrafo August Frisch, seu compatriota, realizava suas fotografias pioneiras sobre os índios brasileiros.

Logo depois que voltou para a Alemanha , ele deu uma descrição detalhada de sua última grande viagem à Amazonia no livro publicado em alemão "Vom Amazonas und Madeira. Skizzen und Beschreibungen aus dem Tagebuche einer Explorationsreise" em tradução livre “Da Amazônia e da Madeira. Esboços e descrições do diário de uma viagem de exploração", Stuttgart , 1874. O trabalho é importante não só por  seu rico conteúdo geográfico , etnológico e científico e as suas notícias confiáveis ​​sobre o as relações de comércio e transporte das áreas visitadas , mas também por causa da excelente produção de imagens realizadas pelo próprio autor com o auxílio de seu irmão mais novo , o pintor Ferdinand Keller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.