segunda-feira, 30 de agosto de 2010

40 anos de novelas no Brasil - Parte I


* O personagem Zeca Diabo, vivido por Lima Duarte, era para permanecer apenas cinco capítulos em O Bem-Amado. Mas o personagem ficou na trama, matou Odorico Paraguaçu e inaugurou o cemitério de Sucupira.

* A novela mais antiga do mundo é a americana The Guiding Light, do canal CBS. Ela foi criada no rádio em 1937 e permanece na tevê desde 1952.

* A primeira história contada na tevê brasileira foi A Vida Por um Fio, em novembro de 1950, dois meses após a inauguração da pioneira TV Tupi de São Paulo. Era uma adaptação de Cassiano Gabus Mendes para o filme americano Sorry, Wrong Number.

* A novela A Deusa Vencida, exibida pela TV Excelsior em 1965, é considerada a primeira superprodução do gênero. A trama era de Ivani Ribeiro e marcou a estréia de Regina Duarte.

* A primeira novela com texto totalmente brasileiro para a tevê foi Ambição, de Ivani Ribeiro. Exibida em 1964 na TV Excelsior, a trama focalizava uma moça pobre que desejava ascender socialmente.

* As primeiras novelas da Globo foram Ilusões Perdidas, de Ênia Petri, e Rosinha do Sobrado, de Moysés Weltman, ambas exibidas em 1965.

* Para tentar "salvar" a novela Anastácia, A Mulher Sem Destino, em 1967, a Globo pediu "socorro" para Janete Clair. O autor Emiliano Queiroz não sabia mais como conduzir a trama e a autora solucionou o problema provocando um terremoto na ilha onde se passava a novela e eliminando a maioria dos personagens.

Fonte: http://exclusivo.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.