segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dicas para negócios na WEB

1. Faço algo que as pessoas queiram
Paul Graham, da Y Combinator, fala muito bem sobre esse assunto na palestra para o startup school 08. Inicialmente, pense em algo que as pessoas queiram, não se preocupe com o modelo de negócio de cara. O exemplo clássico que é citado para esse tipo de pensamento é o Google, que no seu primeiro ano estava dando prejuízo, mas mesmo assim seguium em frente porque sua audiência não parava de aumentar. Até que um dia surge o modelo de negócios de anúncios e engrena o negócio.

2. Comece com um foco e estabeleça prioridades
Um erro comum cometido por startups é querer "abraçar o mundo" ou se perder quanto ao seu objetivo. Estabeleça um "core", um coração do seu negócio, o diferencial que irá dar vida ao negócio. Estabelecido o "core", trabalhe duro nele e concentre-se no seu desenvolvimento. Funcionalidades e características adicionais devem ficar para depois. É melhor ter o seu diferencial funcionando bem do que um monte de coisas que não funcione.

3. Seja ágil, tire a sua idéia do papel
Dependendo do meio que você atue esse ponto pode ser bastante grave. Tratando-se de Internet é gravíssimo. Esqueça o medo de falhar e comece a desenvolver a sua idéia. Provavelmente uma idéia parecida com a sua pode estar sendo desenvolvida ou será em breve. Tenha o mínimo de planejamento necessário para lançar a sua versão inicial e siga o próximo ponto para manter o seu desenvolvimento:

4. Após lançar o seu negócio esteja em constante beta
O nome beta, que constantemente aparece próximo as logomarcas das empresas, deve ser encarado como uma filosofia. Esteja sempre melhorando a sua solução ou alguém irá fazer algo melhor em breve, tente ter sempre alguma vantagem em relação ao que existe no mercado, seja em audiência, performance, visual ou simplicidade. A melhor forma de manter o seu produto em constate evolução é olhar para os dois próximos pontos:

5. Aprenda com a concorrência
A concorrência sempre terá algo para te ensinar seja da forma de como fazer algo ou de como não fazer. Um erro comum cometido é não identificar os seus concorrentes ou achar que a sua solução é tão inovadora que não há concorrentes. Sempre haverá concorrência para qualquer coisa que surja, seja direta ou indireta, pois a economia é fechada. Tente encontrar o mais rápido possível os seus concorrentes e não os perca de vista.

6. Ouça sua audiência
No paradigma de web2.0, a participação dos usuário é algo crucial. Não deixe de ouvir a sua audiência, seja por meio de uma área de feedback ou respondendo e-mails. Provavelmente seus usuário terão as melhores idéias para evoluir o seu produto ou solução, pois provavelmente eles utilizam bem mais do que você.

7. Pense de forma global
Tratando-se de Internet, se você pretende lucrar indiretamente ou sua margem de lucro é baixa, pense em algo global. Não comece criando algo para sua cidade, estado ou país, pense em algo que seja de escala mundial. Trabalhar com lucros indiretos ou publicidade requer uma grande audiência. Você só deve pensar em algo local ou nacional se a sua idéia tem alto valor agregado, como no caso do Camiseteria.

8. Incentive a participação da audiência
O Camiseteria que citei agora a pouco é um ótimo exemplo de participação da audiência. Se possível abra a possibilidade para que sua audiência crie algo ou participe indiretamente da sua empresa. Isso irá criar uma comunidade fiel e que irá divulgar a sua marca, pois a audiência que participa passa a ser parte da marca e também quer a sua divulgação.

9. Não se preocupe com a tecnologia inicialmente
Quem não é da área de TI ou está começando em TI, muitas vezes deixa de iniciar uma idéia por não possuir conhecimento da tecnologia de desenvolvimento. Não se limite ao seu conhecimento tecnológico na hora de conceber idéias. Tecnologia se aprende com cursos, pesquisa na Internet ou pode ser desenvolvida por outras pessoas.

10. Pense no usuário do início ao fim
Os usuário são as pessoas que irão utilizar e viabilizar financeiramente a sua solução, portanto é a parte mais importante. O Google sabe fazer isso muito bem por estar na sua filosofia, design simples, funcional e centrado no usuário, o que faz com que as pessoas queiram utilizar o produto. Estude design de interação ou áreas relacionadas, contrate alguém dessa área, ou tenha alguém desse perfil no seu time. Faça pesquisas com o seu público alvo e sempre esteja atento ao feedback dado por ele.

Fonte:http://www.inovacaoenegocios.com

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