segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nostalgia - Super Heróis Japoneses

National Kid (Nashônaru Kiddo)

“National Kid” foi o precursor de todos os heróis desta lista. Ele foi criado em 1960 para ser uma espécie de garoto-propaganda da fábrica de eletrodomésticos National, daí o seu nome. National Kid era um ser voador de outro planeta, sempre pronto para defender a terra dos monstros, fossem eles seres do espaço, do mar ou até mesmo das profundezas da Terra. Seus inimigos mais famosos eram os impiedosos Incas Venusianos. Quanta imaginação!
Um detalhe interessante: ele foi talvez o único super-herói que voava com os braços abertos, imitando as asas de um avião.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=K-28xJaa7gc

Vingadores do Espaço (Maguma Taishi)

Em outro seriado dos anos 60, Goldar era um robô dourado, de longa cabeleira loura, enviado à Terra por um sábio alienígena para proteger nosso planeta do monstro espacial Rodak. Goldar não está sozinho: ele está acompanhado por sua esposa Silva e juntos eles têm um filho, Gam. Uma família de robôs, que original!
Miko era um garoto terráqueo que possuía um apito capaz de chamar Goldar e sua família quando havia perigo. Uma cena inesquecível é quando Goldar se transformava de foguete em robô!

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=ba-etEKtvE0

Ultraman (Urutoraman)

“Ultraman” foi outro seriado de enorme sucesso, que começou a ser produzido no Japão em 1966. Sua popularidade foi tão grande que gerou diversos outros seriados da mesma “família” ao longo das décadas. A história do personagem é interessante: o herói está perseguindo um monstro no espaço e choca-se com a nave de um terráqueo, Hayata, matando-o. O herói decide fundir-se a ele, permitindo que Hayata transforme-se em Ultraman para enfrentar os mais diversos monstros.
Um ponto marcante era a lâmpada no peito do herói, que piscava para indicar quando sua energia estava próxima do fim.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=PYjNJlmJctM

Ultra Seven (Urutorasebun)

“Ultraseven” foi um dos seriados que nasceram já na franquia de Ultraman, exibido em 1967, um ano depois do original. Ele também é um extra-terrestre, que chega ao planeta Terra para defendê-lo. Aqui, ele assume a identidade secreta de Dan Moroboshi. Para transformar-se no herói, ele coloca um par de óculos especiais nos olhos.
Um diferencial: quando não podia se transformar no herói, Dan utilizava as cápsulas-monstros, que liberavam criaturas que lutavam em seu lugar. Outro detalhe inesquecível eram os aviões que a Patrulha Ultra utilizava: um deles podia se separar em 3 aviões diferentes!

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=Z8QwF_uF2m0

Robô Gigante (Jiyaianto Robo)

A história de “Robô Gigante” é diferente dos demais super-heróis deste artigo: primeiro, porque ele foi criado para servir ao vilão, o imperador Guilhotina, que havia invadido a Terra; e segundo porque o robô é controlado por um garoto, Johnny Soko, que se comunica com ele através de um relógio.
O visual do robô é único: ele tem a cabeça de um faraó egípcio e solta foguetes pelos dedos! Além disso, ele tinha uma coreografia toda especial em suas lutas. Outro ponto marcante era o seu “soco de um megaton”. O seriado começou a ser exibido no Japão em 1967 .

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=29DysoN6L34

Spectreman (Supekutoruman)

“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio”. Essas palavras marcavam a abertura de “Spectreman”, exibido no Japão no início dos anos 70. O herói era um robô enviado à Terra pelos Dominantes, para defendê-la do malvado Dr. Gori e seu fiel aliado Karas. Ambos eram de uma espécie de “macacos alienígenas super desenvolvidos”, que chegam à Terra e ficam indignados com toda a poluição causada pela humanidade. Pois é, “Spectreman” foi o primeiro seriado ecologicamente correto da história. Como forma de vingança, Gori cria monstros a partir da própria poluição e nosso herói é quem os enfrenta. Como identidade secreta, Spectreman chama-se Kenji e trabalha numa organização de combate à poluição.
Impossível esquecer quando Kenji se transforma no herói, levantando o braço e gritando “Dominantes, às ordens!”.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=gDlKW99OoXE


Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion)

No Brasil, os seriados japoneses foram deixados de lado por quase uma década. O retorno se deu com “Jaspion”, em 1985, que possuía um visual bem diferente de seus antecessores. Ele também tem outra diferença marcante: ao contrário dos heróis anteriores, ele é um ser humano! Ele foi criado desde sua infância pelo sábio Edin, pois sabia que ele estava predestinado a derrotar Satan Goss, o grande vilão da série. Para isso, ele contará com a ajuda de poderosos aliados, entre eles Daileon, uma nave que se transforma em robô.
Uma curiosidade: o nome original do herói, “Juspion”, vem de “Justice Champion” (“Campeão da Justiça).

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=Qrq_AHWcK0Q

Changeman (Dengeki Sentai Changeman)

Outro seriado iniciado em 1985 foi “Changeman”. A diferença deste em relação aos demais seriados é que aqui trata-se de um grupo de cinco heróis. Eles são humanos, mas cada um deles adquiriu o poder de um animal lendário: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Eles podiam lutar separadamente ou em grupo, o que permitia golpes em formação e armas combinadas.
O grande vilão do episódio é o Senhor Bazoo, líder do império alienígena Gôzma.

Abertura: http://www.youtube.com/watch?v=VyQSh_SqIx8

Fonte: http://www.tdseries.com.br

Um comentário:

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.