domingo, 25 de abril de 2010

Siglas de Lentes Parte III - Tamron

Tamron

AF (Auto Focus - Foco Automático)
A lente da câmera foca automaticamente a imagem em uma parte selecionada do quadro ou objeto. A maioria dos corpos das câmeras permitem que você decida os lugares de foco exatos, geralmente pressionando o disparador até a metade.

SP (High-Performance Specifications - Especificações de Alta Performance)
Oferece uma nitidez superior e uma ótima correção de cores, minimizando as aberrações cromáticas. Possui ótica ED, trazendo todos os benefícios de lentes feitas a partir do cálcio fluorite, mas sem suas fragilidades.
São as lentes para a linha profissional da Tamron, similar as Nikon ED e as Sigmas EX.

DI (Digitally Integrated Design - Desenho Integrado para Digitais)
Lentes otimizadas para SLR's digitais. Suas características melhoram a distribuição de luz no sensor ou fotograma, uma vez que podem ser usadas também em SLR FF (full frame) ou 35mm (filme).

DI-II (Digitally Integrated Design II - Desenho Integrado para Digitais II)
Diferente das DI, essas lentes foram desenhadas exclusivamente para câmeras SLR digitais com sensores APS-C. Ou seja, o fotograma (ou no caso o sensor), não pode ser superior a 24mm x 16mm. Não podem ser usadas em câmeras Full Frame ou de filme, porque a imagem gerada não consegue preencher o fotograma de 36mm x 24mm (35mm).

IF (Internal Focusing - Focagem Interna)
Lentes com essa característica podem fazer focagem sem precisar ter o seu tamanho alterado. Todo o movimento ótico é feito de maneira interna, não precisando estender ou diminuir o barril da lente. Isso garante uma construção mais leve e compacta, já que seus elementos de focagem são menores e inclusive mais rápidos.

ASL (Aspherical - Asférico)
Oferece vantagens na redução das distorções nas bordas da lente e compensação das aberrações asféricas, além de reduzir a quantidade de elementos óticos internos, deixando a lente mais leve e compacta.

LD (Low Dispersion - Baixa Dispersão)
Garante alta qualidade de imagem, minimizando a falta nitidez devido a aberração cromática, principalmente em focagens próximas em lentes tele-objetivas e nas lentes com design convencional.

LD-Hybrid Aspherical
(Low Dispersion Hybrid Aspherical - Baixa Dispersão Híbrida Asférica)
Tecnologia com as mesmas propriedades da "LD", mas esta é especialmente empregada na construção de lentes com range e aberturas grandes, com o objetivo de deixá-las mais leves e compactas. Como por exemplo a AF 28-105mm f2.8.



AD (Anomalous Dispersion - Dispersão Anômala)
Possui um tratamento especial no material ótico de modo a entregar de forma proporcional uma dispersão parcial em diferentes zonas de comprimentos de ondas específicas. Efetiva compensação nos eixos da lente, que se torna bastante eficaz contra as aberrações cromáticas laterais, principalmente em lentes grande angulares e de ângulos convencionais.

AD-Hybrid Aspherical
(Anomalous Dispersion Hybrid Aspherical - Dispersão Anômala Híbrida Asférica)
Tecnologia com as mesmas propriedades da "AD", mas especialmente empregada na fabricação de lentes com range considerados grandes com o objetivo de deixá-las menos pesadas e com menor porte. Como por exemplo a AF 28-300mm.

XR (Extra Refractive Index Glass - Vidro de Índice Extra Refrativo)
O uso do XR otimiza a distribuição da refração na lente, reduzindo várias aberrações para o mínimo total, enquanto permite lentes mais compactas e leves. Além disso, o posicionamento adequado de dois elementos híbridos esféricos mantem a performance de imagem enquanto diminui consideravelmente o sistema ótico da lente.

VC (Vibration Compensation - Compensação de Vibração)
A tecnologia de compensação de vibração entrega fotografias nitidamente focadas até em situações onde a vibração da câmera muitas vezes ocorre, como em baixas luzes ou usando teleobjetivas com diversos ranges. O sistema também permite conseguir movimentos interessantes, como por exemplo o assunto focado e o restante da cena borrada, criando fortes contrastes entre movimento e estática da imagem. Você também poderá usar a lente sem uma unidade de flash, utilizando mais da luz natural para criar atmosferas interessantes na cena.
A tecnologia VC permitiu criar imagens excepcionais em velocidades baixas de disparo onde a utilização de tripé de apoio era necessária.
O sistema VC utiliza três sistemas de rolagem que movem os motores de forma eletromagnética pelo barril da lente, para compensar a vibração durante o momento do disparo.

BIM (Built-In Motor for Nikon Cameras - Com motor para Câmeras Nikon)
Lentes com esta sigla foram desenhadas com motor de foco incluso para equipar câmeras Nikon sem o referido motor em seu corpo. Lentes BIM garantem focagem automática para câmeras Nikon como a D40, D40x e D60, que só conseguem tal função com lentes BIM (Tamron), HSM (Sigma) ou AF-S (da própria Nikon).


FEC (Filter Effect Control - Controle de Efeito de Filtro)
Trata-se de um acessório nas lentes Tamron que é encaixado na boca da objetiva (primeiro elemento), de forma a permitir que você possa girar filtros de efeitos, que ao invés de serem rosqueados diretos na objetiva, são acoplados neste anel de extensão. O FEC é muito útil para filtros de efeitos como os degradês, cross screen e multi-imagem, além de outros.

ZL (Zoom-Lock Mechanism - Trava de Zoom)
Nada mais é que uma trava de fechadura construída na parte externa da lente para prevenir que o barril da objetiva deslize para a frente quando a lente está sendo transportada na câmera.

A/M (AF/MF Switchover Mechanism - Mecanismo de Mudança de AF/MF)
As lentes são equipadas com um mecanismo de mudança AF/MF (auto foco / manual foco) para permitir a alteração em apenas um toque no botão para alterar de AF para MF e vice-versa. A operação de "apenas um toque" está disponível apenas para lentes da Canon e Nikon. As lentes baseadas em sistema Sony ou Pentax, necessitam realizar essa alteração AF/MF tanto na corpo da câmera, como na lente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.