domingo, 25 de abril de 2010

Sigla de lentes Parte IV - Sigma

Sigma

ASP (Aspherical lenses - Lentes Asféricas)
O complexo de lentes asféricas permitem liberdade de design, performance melhorada e um número reduzido de elementos óticos e demais componentes no interior da objetiva, tornando-a mais compacta. Lentes ASP permitem óticas excelentes, com uma ótima definição por possuir elementos asféricos na sua construção e que muito contribuem na redução de alguns problemas normalmente associados às lentes grande-angulares e zooms, tais como flares e distorções nas bordas.

APO (Apochromatic lenses - Lentes Apocromáticas)
Projetada para permitir que se alcance imagens de maior qualidade e fidelidade, as lentes APO são construídas com um cristal ótico SLD, que reduz drasticamente a aberração cromática nas cores dos elementos fotografados. Como o índice refrativo da ótica depende do comprimento da onda de luz para formar as cores, em cristais comuns acontece destas ondas se formarem de maneira anômala em diferentes pontos, o que geraria a aberração cromática. Esse problema ocorre muitas vezes com as teleobjetivas, mas quando construídas com cristais SLD (Special Low-Dispersion - Baixa Dispersão Especial) e ainda com a tecnologia ELD (Extraordinary Low Dispersion - Baixa Dispersão Extraordinária) usada nas lentes APO da Sigma, ajudam a compensar a aberração de cores, produzindo fotografias mais fiéis e nítidas.

OS (Optical Stabilizer - Estabilizador Ótico)
Esta função utiliza um mecanismo que compensa as mínimas sacudidas da câmera enquanto se fotografa, trazendo estabilidade e reduzindo os riscos de fotos tremidas. Ele estende ao máximo as possibilidades de se fotografar com a câmera em punhos num ambiente com luz amena. Desenvolvido a partir de tecnologia proprietária, o sistema OS da Sigma utiliza dois sensores internos na lente para cobrir tanto movimentos verticais como horizontais da câmera.
Esta função trabalha movendo o grupo de lentes óticas para compensar as sacudidas da câmera enquanto fotografa, ajudando a estabelecer as lentes do resto do barri. Para poder atuar nas diversas condições de disparo, o sistema possui dois modos de estabilização ótica: o modo 1 determina a sacudida de câmera de forma vertical e horizontalmente, arrastando e compensando a falta de nitidez. Esse modo é eficaz ao fazer fotografias em geral ou de paisagens, com assunto principal estático.
O modo 2 detecta o tremor da câmera de forma vertical, compensando a falta de nitidez. É mais eficaz para acompanhar com a câmera assuntos móveis, como competições esportivas e corridas. O sistema OS pode compensar de 2 a 3 f/stops em relação a velocidades recomendadas.


EX (Excelence Lens - Lentes de Excelência)
Lentes EX fazem parte da linha profissional da Sigma. São lentes de melhor qualidade ótica e principalmente acabamento externo mais resistente e robusto. São as lentes "supra-sumo" da marca.

HSM (Hyper-Sonic Motor - Motor Hipersônico)
Esta lente utiliza um motor de ondas hipersônicas para focagem automática. Além de promover uma focagem mais rápida e silenciosa em qualquer corpo, é fundamental para obtenção de focagem automática em corpos Nikon que não possuam motor de foco embutido, como é o caso da linha D40, D40x e D60.

RF (Rear Focus - Focagem Traseira)
Esta lente é equipada com um sistema que move o grupo traseiro de lentes para focagem silenciosa e em alta velocidade. A focagem convencional era normalmente executada movendo todos os grupos de lente como uma unidade fixa ou só o primeiro grupo de lente.
Conseqüentemente, a demanda de exigência surgiu para um sistema de focagem que mantinha o comprimento da lente inalterado mantendo pouca flutuação de aberração. Em resposta a esta exigência, SIGMA desenvolveu um novo sistema de foco interior que move dois grupos de lente dentro das teleobjetivas e lentes tele-macro. Este sistema tem elementos flutuantes, melhoram substancialmente a capacidade de close-ups.
As super grande angulares que possuem uma lente frontal larga, utilizam o sistema de focagem traseiro para mover o aparato interno e realçar o efeito flutuante. Já a 18-125mm f3.5-5.6 DC, utiliza um sistema de focagem interior para mover o aparato interno de lentes secundárias.
A SIGMA também obteve sucesso na obtenção de uma distância mínima de 19.7 polegadas/0.5m em todas as áreas do range desta lente. O sistema de foco traseiro assegura focagem em alta velocidade com lentes como a 135-400mm APO F4.5-5.6 DG e a 170-500 mm APO F5-6.3 DG, todas teleobjetivas.

DG (DG lens for Digital/Analogue - Lentes DG para Digital/Analógico)
São lentes ideais para câmeras digitais SLR mantendo a usabilidade para as tradicionais 35mm SLR. O desenvolvimento da Sigma para a linha DG (Digital) concentrou esforços para a correção de distorções e aberrações. A ampliação de aberração cromática é especialmente evidente em câmeras digitais.
O design ótico e a tecnologia de vanguarda incorporada pela Sigma eliminam flare e imagens fantasmas do sensor, criando melhor equilíbrio e cores excelente. A vinhetagem é minimizada enquanto a iluminação das bordas se mantém assegurada. Essas lentes de alta performance são preparadas para trabalhar igualmente com câmeras digitais e analógicas.

DC (DC lens for Digital - Lentes DG para Digital)
Ao contrário das DG, as lentes DC foram feitas para se ajustarem ao tamanho dos sensores APS-C das câmeras digitais SLR com fator de corte (crop factor). Portanto não podem ser usadas em corpos de câmeras 35mm ou Full Frame, já que não conseguem cobrir todo o fotograma destes padrões. Seu design especializado dá a estas objetivas as ideais propriedades da câmera, e sua construção se mantém mais leve e compacta.


FS (Floating System - Sistema Flutuante)
O sistema flutuante é utilizado para controlar o foco. Este sistema move os diferentes grupos de lentes do sistema ótico para posições diferenciadas, por meio disso minimizando a distância de telescoping e a flutuação da aberração em variadas distâncias de disparo. O seu sistema é especialmente eficaz em lentes macro (que abrangem uma grande variedade angular de distâncias de disparo) e lentes grande angulares (para câmeras SLR - Single-Lens Reflex - Lente Simples de Reflexão) cuja composição da lente é assimétrica. A SIGMA usa o sistema flutuante para lente macro 50mm F2.8EX DG e na grande angular 28mm F1.8 EX DG ASPHERICAL Macro.

DF (Dual Focus - Foco de Duas Formas)
O sistema DF desembaraça a ligação entre o mecanismo de focagem interno e o anel de focagem externo, quando o anel de focagem é movido para a posição AF. Este sistema fornece a manipulação fácil e exata da lente, desde que o anel de focagem não seja girado durante a autofocagem. Ela permite que seja feita correção do foco automático de forma manual.

DL (Deluxe - De luxo)
Lentes DL são aquelas com acabamento especial, mantendo um preço bastante interessante.

UC (Ultra Compact - Ultracompacta)
Lentes pequenas e leves, facilitando o transporte e manejo quando acopladas à câmera.

Boas Fotos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.