quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pioneiros - Muybridge


Edward Muybridge, fotógrafo inglês (9 de abril de 1830 – 8 de maio de 1904).

Ficou conhecido por reproduzir em fotografias o movimento de um cavalo galopando. Conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento, além de inventor do zoopraxiscópio, dispositivo para projetar os retratos de movimento que seria o precursor da película de celulóide (filme) e do cinema.

Em 1872, o ex-governador da Califórnia Leland Stanford, homem de negócio e apreciador de corridas de cavalo, tomou uma posição popularmente debatida: afirmou que todos os quatro cascos de um cavalo deixavam a terra ao mesmo tempo durante o galope. Stanford tomou esse partido e decidiu provar cientificamente sua afirmação, procurando Muybridge e o empregando para resolver essa questão.

Para provar a afirmação de Stanford, Muybridge desenvolveu um esquema para a captação instantânea de imagens . Sua envolveu fórmulas químicas para o processamento fotográfico e um disparador elétrico criado por John D. Isaacs. É importante colocar a colaboração de Muybridge e John D. Isaacs, que conseguiu realizar o projeto do disparador fora de cada câmera, há muito tempo imaginado por Muybridge.
Sequência de um cavalo galopando, por Muybridge .

Em 1877, Muybridge resolveu a questão de Stanford com uma única foto do cavalo de corrida Occident ( de propriedade de Stanford), "voando" em meio ao galope.

No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadrou a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho , com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas , 21 polegadas distante para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.

Essa série de fotos, tiradas onde hoje é a Universidade de Stanford , foram chamadas The Horse in Motion.Assim nascia o conceito de criação de movimento, criando a estrutura daquilo que ficou conhecido como cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.