terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dorothea Lange



Dorothea Lange (Hoboken, 26 de maio de 1895 — 11 de outubro de 1965) 

Nos anos 1930, ao serviço da Farm Security Administration, ela percorreu vinte e dois estados do Sul e Oeste dos Estados Unidos, recolhendo imagens que documentam o impacto da Grande Depressão na vida dos camponeses.

A obra de Lange se confunde com o fotodocumentarismo social e é a autora da fotografia "Mãe Emigrante", de 1936. Trata-se da mais famosa fotografia saída da FSA e uma das mais reproduzidas da história da fotografia, tendo aparecido em mais de dez mil publicações.

Filha de imigrantes alemães e nasceu em Nova York. Nos anos 1920, tinha um estúdio em São Francisco e uma vida estabilizada com marido e filhos. Com a Grande Depressão no auge, após a quebra das bolsas de valores de Nova York, Lange trocou o estúdio pela fotografia de rua e percorreu mais de 20 estados americanos registrando a pobreza que assolava o interior naquela época.

Nos anos 1940, ela documentou os campos de internação para japoneses nos Estados Unidos e continuou fazendo ensaios documentais para revistas como a Life e Aperture.

Em 2008, a rede de televisão CNN fez uma reportagem com Katherine McIntosh, a garota que descansava no ombro da mãe. Na época com 4 anos, Katherine ainda lembra de Dorothea Lange perguntando para sua mãe se poderia fotografar a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.