segunda-feira, 20 de maio de 2013

Augusto Malta


Augusto César Malta de Campos (1864-1957)

Foi um dos mais importantes fotógrafos do Brasil no final do século XIX e início do século XX. Seu trabalho como fotógrafo oficial do Distrito Federal (então no Rio de Janeiro) entre as décadas de 1900 e 1930, nomeado por Pereira Passos, permitiu criar um gigantesco acervo que documentou as transformações pelas quais passou a capital do Brasil no início do século XX.

Nascido na província de Alagoas, mudou-se para a Corte Imperial aos 24 anos, em 1888, e foi trabalhar com comércio de tecidos. No ano seguinte, foi proclamada a República e o Rio passou a ser "Distrito Federal". A partir de 1900, Malta interessou-se pela fotografia, então praticada e divulgada na cidade por Marc Ferrez e exerceu a atividade como amador. Em 1903, foi nomeado fotógrafo oficial da Intendência do Distrito Federal por Pereira Passos, de quem se tornou amigo pessoal. Exerceu o cargo até 1936.

Entre os fatos documentados por sua obra estão a demolição do Morro do Castelo, a Revolta da Vacina, a inauguração da Avenida Central (hoje Rio Branco), a Exposição Nacional de 1908, a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922 e a inauguração da estátua do Cristo Redentor. Também registrou imagens da vida cotidiana, a arquitetura, as alterações urbanísticas (como as primeiras favelas), manifestações culturais como festas, o carnaval, as "Batalhas das Flores" e desfiles cívicos e militares.

A maior parte de suas fotografias encontra-se dividida entre o Museu da Imagem e do Som e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. São, ao todo, 80 mil fotos, incluindo 2.600 negativos em vidro e 40 panorâmicas.

Faleceu com 93 anos de idade, no Hospital da Ordem Terceira da Penitência, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.