domingo, 16 de agosto de 2009

Minha primeira máquina digital




Chegou o momento de você adquirir sua primeira câmera digital ou trocar a que ganhou de presente, então você vai à loja e o vendedor mostra uma infinidade de aparelhos, que supostamente um é melhor que o outro, máquinas que quase tiram as fotos sozinhas.
Os preços são variados, muitas cores, marcas, umas com pilhas, outras com baterias, uma com 8 Mp, outra com 10, e você se pergunta, qual devo comprar.
Aqui vão algumas dicas para ajudá-los a escolher o aparelho mais adequado as suas necessidades, tendo como base a fotografia amadora e principiante.

1. Qual a melhor marca de câmeras digitais?
Não existe uma melhor, apenas algumas marcas que tem mais tradição no ramo fotográfico que outras.Mas, parta do princípio de comprar aparelhos de companhias que tem sua história firmada no desenvolvimento da fotografia, ou seja, as câmeras são sua atividade principal e não secundária ou terciária.Dicas de fabricantes conceituados e comprovadamente seus aparelhos, na era digital, são bons: Canon, Nikon, Panasonic e Sony, apesar de ser nova no ramo.

2. Quantos megapixels devem ter minha máquina?
Comprar câmeras baseado na quantidade de megapixels é pura perda de dinheiro.
Os megapixels só indicam qual pode ser o tamanho da foto que vai ser revelada.Se você vai querer fotos para pôr em albúns comuns, 10x15 cm ou no máximo um pôster de 15x21 cm, uma câmera com 4 megapixels é suficiente, apesar de não ser possível encontrá-las nas lojas, não são mais fabricadas.Isto mesmo, você não está lendo errado, só 4 mp bastam, o resto é desnecessário, é apenas um artifício das empresas para vender máquinas novas.Atualmente podem se encontrar modelos de 8 mp a bons preços.

3. Câmeras com pilhas ou baterias?
Existem alguns prós e contras em cada uma.
Pilhas.
  • Prós: preço e facilidade de encontrá-las a venda.
  • Contra: carga para poucas fotos.
Baterias.
  • Prós: carga para muitas fotos.
  • Contras: preço e dificuldade de encontrá-las a venda.
4. Zoom Óptico ou Digital?
Sempre dê preferência ao zoom óptico, quanto mais, melhor.
O zoom digital é um artifício de computação, as fotos que utilizam este recurso, na maioria das vezes ficam ruins.

5. Cartão de memória.
Isso é algo que vale gastar algum dinheiro a mais.Pois, quanto mais memória sua máquina tiver, mais fotos e vídeos você poderá fazer e isto é muito importante, principalmente em uma viagem que não se quer perder nenhum detalhe.Porém, um cartão de 4 gb (gigabytes) é suficiente.

6.Recursos "mágicos" da câmera.
Geralmente são mencionados para fazer você comprar o aparelho, mas na prática e no uso comum não servem para muita coisa.Ex. : detector de sorrisos, detector de faces, sensibilidade ISO muito alta, ser a prova d'água, ter entradas HDMI, entre outros.
Obs. pergunte se a câmera possui recursos anti-vibração, este é realmente importante.

7.Se possível, faça um "teste-drive" na hora da compra.
Pegue a câmera na mão, sinta seu peso, veja se ela parece frágil, tire algumas fotos, sinta a máquina, veja se é fácil tirar fotos mesmo sem conhecer o aparelho.
O ideal é se você já viu algumas fotos reveladas por este modelo de máquina, para saber a qualidade final das fotos.

8. Possuir um bom visor LCD.
Um visor ideal é de 3 polegadas, pois você poderá ver com mais clareza se a foto realmente ficou boa logo após tirá-la.

9. Oficinas autorizadas.
Óbvio que você não pensa na possibilidade de quebrar sua máquina, mas caso aconteça é preciso saber se existe alguma oficina autorizada em seu município.Pergunte ao revendedor.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-los a comprar suas primeiras máquinas digitais.
Esperamos ter podido elucidar as dúvidas mais frequentes com relação ao que é importante na aquisição de seu aparelho.Outras dúvidas, contate-nos.

Agora dê um click.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. mto legal, com certeza ajudou muito!! vlwww

    ResponderExcluir
  2. Ótimo POST, seguirei as orientações (DICAS), brevemente comprarei a minha maquina SEMI-PROFISSIONAL: NIKOM D5100.Você conhece? se conhece a NIKON D5100 você indica compra-la?

    ResponderExcluir

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.