terça-feira, 11 de junho de 2013

Luis Buñuel

Luis Buñuel (1900 — 1983) foi um realizador de cinema espanhol, nacionalizado mexicano.Trabalhou com Salvador Dalí, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista.

Interessado pela obra de André Breton e o movimento surrealista, o incorpora no cinema ao realizar sua obra-prima, "Um cão andaluz" (1928), em colaboração com Salvador Dalí.

No decurso da guerra civil espanhola exilou-se na França, partindo em 1938 para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Los Angeles. Em 1941 vai trabalhar como conselheiro e chefe de montagem para o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.
A oportunidade de dirigir de novo chegou no México. E ali, com 46 anos começou a realizar filmes de maneira estável pela primeira vez. Filma clássicos como "Os esquecidos" (Los olvidados, 1950), que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. O prestígio destes filmes lhe deu reconhecimento mundial e no início da década de 1960 o General Franco o convidou a voltar à Espanha. Aí filmou Viridiana, um manifesto anti-católico que acabou por ser proibido na Espanha, acusado de blasfêmia, apesar de ter ganhado a Palma de Ouro também no Festival de Cannes.A obra cinematográfica de Buñuel, aclamada pela crítica mas sempre cercada por uma aura de escândalo, tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo, porém sempre fiel a si mesmo.
Morreu na Cidade do México em 29 de Julho de 1983 e, conforme os seus desejos, foi cremado e as suas cinzas dispersas.


Fonte: http://cinecafesorocaba.blogspot.com.br e wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.