quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Roger Bacon

“A Matemática é a chave do portão e as ciências. A falta de atenção às obras matemáticas prejudica todos os conhecimentos, uma vez que ele é ignorante de não poder conhecer as outras ciências ou as coisas deste mundo.”

“Os argumentos mais fortes não provam nada, desde que as conclusões não são verificadas pela experiência. Ciência experimental é a rainha das ciências e da meta de todas as especulações.”

“Se em outras ciências nós chegarmos na certeza sem dúvida e na verdade sem erro, basta-nos colocar as fundações do conhecimento na matemática.”

"Mais segredos da ciência foram descobertos por homens simples que por homens de prestígio popular - estes vivem ocupados com assuntos populares."

"Que ninguém se vanglorie do seu saber, nem despreze os humildes, pois estes sabem muitos segredos que Deus não revelou aos que têm fama de sábios."

"A verdade é filha do tempo e não da autoridade"

“Há dois modos de conhecimento: através do raciocínio e da experiência.
O raciocínio traz conclusões e nos obriga a concedê-las, mas não provoca certeza nem elimina dúvidas, permitindo à mente repousar na verdade, a não ser que esta seja proporcionada pela experiência”.

“A Natureza contém a Natureza; a Natureza se alegra com a Natureza; a Natureza domina a Natureza e se transforma nas demais naturezas”.

"Parem de ser denominados por dogmas e autoridades; olhem para o mundo!"

 
Roger Bacon (1214 — 1294), também conhecido como Doctor Mirabilis (Doutor Admirável em latim), foi um dos mais famosos frades de seu tempo.

Ele foi um filósofo inglês que deu bastante ênfase ao empirismo, teoria que defende que a experiência sensorial é o que produz em nós o conhecimento e ao uso da matemática no estudo da natureza.
 
Roger Bacon descreve o método científico como um ciclo repetido de observação, hipótese, experimentação e necessidade de verificação independente. Ele registrava a forma em que conduzia seus experimentos em detalhes precisos a fim de que outros pudessem reproduzir seus experimentos e testar os resultados - essa possibilidade de verificação independente é parte fundamental do método científico contemporâneo.

Ele propagou o conceito de "leis da natureza", fato importante num período do século XIII em que estavam ocorrendo constantes modificações no pensamento filosófico e na filosofia da natureza.

Estudou nas universidades de Oxford e Paris. Contribuiu em áreas importantes como a Mecânica, a Filosofia, a Geografia e principalmente a Óptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.