terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vittorio De Sica

Vittorio De Sica (1901 — 1974) foi um dos mais importantes diretores e atores do cinema italiano.

Como ator estreou em 1932, no filme Dois Corações Felizes. Como diretor sua estreia foi em 1939, com o filme Rosas Escarlates. Em 42 anos de carreira recebeu três prêmios Oscar de melhor filme estrangeiro: em 1946 por Vítimas da Tormenta, em 1948 por Ladrões de Bicicletas, e em 1971 por O Jardim dos Finzi-Contini.

Em 1948, realizou um dos seus mais conhecidos filmes, Ladri di Biciclette (Ladrão de Bicicletas), adaptação do romance de Luigi Bartolini, considerado um dos filmes mais realistas da história do cinema, um drama passado no pós-guerra sobre um homem e o seu filho que procuram a sua bicicleta roubada, imprescindível para o seu trabalho.

O cinema americano também se rendeu ao modelo de De Sica, sobretudo o cinema independente no início da década de 1960, com a câmera mais solta, a luz estourada e o tom provocadoramente realista das atuações.

Alguns dos tipos perdedores do início da carreira de Woody Allen ecoam claramente os dos filmes do cineasta. Sua influência se nota também em produções recentes, como Menina de Ouro, de Clint Eastwood, ganhador do Oscar de 2004 - o treinador de boxe decadente e sua infeliz pupila parecem saídos de uma produção neo-realista.

A Nouvelle Vague francesa também deve muito a De Sica. André Bazin, uma das figuras de proa do movimento que revelou os diretores Jean-Luc Godard e François Truffaut, escreveu longos artigos na revista Cahiers du Cinéma exaltando o diretor italiano. Lá, ele aponta como as filmagens feitas na rua em filmes como Os Incompreendidos (1959), de François Truffaut, e Acossado (1960), de Jean-Luc Godard, usam as técnicas de De Sica.

Após a década de 1940, a carreira do diretor italiano declinou. Como o escritor russo Fiodor Dostoiévski, ele era viciado em jogo. Para pagar suas dívidas, atuou em várias produções baratas e dirigiu muitos filmes ruins. Conquistador compulsivo, o cineasta também gastava com mulheres, e tinha que sustentar os três filhos de seus dois casamentos. A vida atribulada pode ter atrapalhado a criação artística, mas nada muda o fato de que o legado de Vittorio De Sica é um dos mais importantes da história do cinema. É considerado o precursor do neorrealismo italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.