segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Thomas Sutton

Thomas Sutton (1819 - 1875), foi um fotógrafo Inglês, autor e inventor.

Thomas Sutton foi para a escola em Newington Butts e estudou arquitetura por quatro anos antes de estudar em Caius College, Cambridge, graduando-se em 1846. Ele abriu um estúdio fotográfico em Jersey, no ano seguinte, sob o patrocínio do príncipe Albert . Em 1855, ele montou uma empresa fotográfica em Jersey com o parceiro de negócios Louis Désiré Blanquart-Evrard, que produziu fotos de negativos calótipo. No ano seguinte, Sutton e Blanquart-Evrard fundaram a revista "Notas fotográficas", que Sutton editou por onze anos. Um autor prolífico, Sutton escreveu uma série de livros sobre o fotografia, incluindo o Dicionário de Fotografia em 1858.

Em 1859, Sutton desenvolveu a primeira câmera panorâmica com uma lente grande-angular. A lente consistia de uma esfera de vidro cheio de água, o qual projetava uma imagem sobre uma placa curva. A câmera era capaz de capturar uma imagem em um arco de 120 graus.

Em 1861, Sutton criou a primeira câmera reflex.

Sutton foi o fotógrafo pioneiro da demonstração da fotografia a cores de James Clerk Maxwell em 1861. Em um teste prático de um experimento de Maxwell que já havia publicado, em 1855, Sutton tirou três fotografias  em preto-e-branco de uma fita multicolorida, uma através de um filtro azul, uma através de um filtro verde e um através de um filtro vermelho. Utilizando três projetores equipados com filtros semelhantes, as três fotografias foram projetadas sobrepostas em uma tela. Os materiais fotográficos disponíveis para Sutton eram principalmente sensíveis à luz azul, quase sensível ao verde e praticamente insensíveis ao vermelho, de modo que o resultado foi apenas um sucesso parcial.

Quarenta anos depois, placas adequadamente pancromáticas e filmes tinham feito uma excelente reprodução de cores possível por este método, como demonstrado pelo trabalho de Sergey Prokudin-Gorsky. O princípio de reproduzir uma gama completa de cores através da análise de três cores em síntese baseia-se na natureza da visão de cores humana e fundamenta as tecnologias de imagem de cor quase todas as químicas práticas e eletrônicas. A fita de Sutton é às vezes chamada de a primeira fotografia em cores da história.
Havia, de fato, anteriormente e possivelmente melhores fotografias coloridas feitas por pesquisadores que usavam processos completamente diferentes, porém puramente químicos, mas as cores rapidamente desapareciam quando expostos à luz para visualização. As fotografias de Sutton preservavam as informações de cor em imagens de prata preto-e-branco que não continham corantes reais, então eles eram muito leves, rápidos e duráveis e o conjunto pode ser razoavelmente descrito como a primeira fotografia colorida de modo permanente.

Sutton também trabalhou no desenvolvimento de chapas fotográficas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.