sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura apresenta a Exposição Debret do artista português Vasco Araújo (Lisboa, 1975) em que o artista propõe uma interpretação contemporânea das relações sociais entre brancos e negros, portugueses e africanos, senhores e escravos no Brasil do século XIX.

A instalação é composta por sete esculturas, sendo cada uma constituída de uma mesa, ovos e figuras modelados pelo artista e citações do Padre Antonio Vieira. As figuras retratam ações entre brancos e negros reveladoras da relação sexual e social dos mesmos.

A inserção das figuras em ovos aponta para uma face imperialista e despótica da colonização, de onde resulta a criação de uma nova raça (mulata). A associação da obra com as citações do Padre Vieira induzem a uma releitura que se insere no atual discurso pós- colonialista. A exposição também apresenta gravuras de Jean Baptiste Debret realizadas entre 1834 e 1835 cujos temas abordam as mesmas questões do artista contemporâneo.

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP
Estação Luz do Metrô
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.