domingo, 9 de agosto de 2009

Glossário Digital - Parte Final

Raw: Formato de gravação de imagens.No formato RAW, que em inglês significa "cru", os dados são gravados a partir do sensor, na sua forma bruta, sem processamento, sem compressão e sem interpolação.Considera-se o "negativo digital" da imagem.
Resolução: refere-se a quantidade de pixels de uma imagem.Pode ser apresentada em duas formas diferentes, DPI( dots per inch) ou Pontos por Polegada e PPI( pixels per inch) ou Pixels por Polegada.DPI geralmente é visto em imagens provenientes de scanners e PPI em câmeras digitais.
Resolução Óptica: resolução real de uma câmera ou scanner.É o número de pixels que pode ser gravado.
Resolução Interpolada: recurso de cálculo para ampliar o tamanho de imagens, no qual os pixels são analisados para efetuar a adição de outros extras.
Restauração de imagens: processo de recuperação de imagens ou partes delas por meio de programas de manipulação de imagens.
RGB: espaço de cor descrito pelas cores primárias .RED( vermelho), GREEN( verde), BLUE( azul).
RS232: padrão de comunicação de dados em forma serial, ou seja, os dados são transmitidos por uma única via, um após o outro.
Sangramento: termo utilizado para impressões que se estendem além do tamanho do papel.
Scanner: Dispositivo utilizado para digitalizar imagens.
SCSI: (Small Computer System Interface), trata-se de um padrão de conexão de periféricos onde cada um possui sua controladora.
SECAM: sistema de televisão utilizado na França.
Serrilhado: efeito indesejável que surge em imagens de baixa resolução, também conhecido como pixelização.A imagem fica com pequenos quadrados.
Servidor: microcomputador que executa um sistema operacional de rede, usualmente dotado de grande capacidade de armazenamento e responsável por serviços de comunicação e impressão.
Shadow: áreas de sombra em uma imagem.
Sharpness: referente a nitidez ou foco de uma imagem.
Sistema Operacional: conjunto de programas dedicados a controlar e efetuar as operações básicas em um computador.
Template: são molduras criadas, utilizando motivos variados( caledários, datas comemorativas, etc.), visando a fusão em imagens digitais.
Twain: padrão de comunicação utilizado pela maioria dos scanners e câmeras digitais.Este padrão permite que se faça a aquisição de imagens diretamente do software de manipulação de imagens.
Zoom digital: recurso eletrônico que amplia a área central da imagem por meio de interpolação de dados.O resultado geralmente não é satisfatório.
Zoom óptico: Recurso para se ampilar o tamanho da imagem pelo uso das lentes da câmera.É o mais indicado para aproximarmos o objeto da foto que se quer destacar.

Fica aqui concluído o pequeno e básico glossário digital que poderá ajuda-lo a iniciar no mundo da tecnologia de computadores e câmeras fotográficas.

Segue abaixo breve elucidação sobre Padrões de Conexão.

USB( Universal Serial Bus): transfere os dados de forma serial.Fluxo de dados a 12 Mbits/s.
USB 2.0 ou HI-SPEED USB: fluxo de dados a 480 Mbits/s.
FIREWARE(IEE 1394 ou ILINK): semelhante ao USB 2.0, foi desenvolvido pela APPLE.Fluxo de 400 Mbits/s.
Paralela convencional: trnasmissão paralela em conjuntos de 8 bits em uma única direção.
ETHERNET: protocolo para redes locais.Interliga computadores através de cabos.

Nas próximas postagens iremos começar a dar dicas sobre câmeras digitais, ou seja, o que se deve levar em consideração na hora de comprar seu equipamento.
Até lá e um ótimo Dia dos Pais a todos.E que voçês façam excelentes fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.