quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pioneiros - Hercule Florence


Naturalista e desenhista brasileiro de origem francesa (1804-1879). Pioneiro da fotografia no Brasil, é considerado um de seus inventores.

Em 1825 descobre, por meio de um anúncio, que o naturalista russo Georg Heinrich von Langsdorf procurava um desenhista para uma expedição que faria pelo interior do Brasil. Então se integra a ela e atravessa São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará em quatro anos, retornando ao Rio de Janeiro em março de 1829.

Em seguida vai para Itu, no interior de São Paulo, e depois para a Vila de São Carlos, atual Campinas. Lá, inicia suas pesquisas e descobertas. Estuda os sons dos animais e, paralelamente, uma nova forma de impressão.
Sem conhecer o trabalho do francês Nicéphore Niépce - responsável pela fixação da primeira fotografia em 1826 -, Florence imprime imagens pela ação da luz em 1832, com base no princípio de negativo/positivo, que permite a reprodução das chapas. O mesmo processo só seria desenvolvido pelo inglês William Talbot em 1839.

Boris kossoy detalha este trabalho em seu livro dedicado ao inventor brasileiro.Vale lembrar que não não se trata de uma reivindicação para a autoria da invenção, mas um reconhecimento que os países marginais da produção intectual também têm a capacidade de produção e que nós somos forçados a acreditar o contrário.E, que muitas das invenções humanas ocorreram de forma simultânea em partes diferentes do mundo e que só damos valor aos que foram primeiramente divulgados a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.