segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O ato fotográfico - Philippe Dubois



Sinopse
Este livro apresenta que a foto não é apenas uma imagem, é também, antes, um verdadeiro ato icônico, uma imagem, se quisermos, mas em trabalho, algo que não é possível conceber fora de suas circunstâncias, do jogo que a anima. O meio mecânico, óptico-químico, pretensamente objetivo implica ontologicamente a questão do sujeito em processo.

A foto não é apenas uma imagem (o produto de uma técnica e de uma ação, uma figura de papel em sua clausura de objeto finito), é também um ato icônico, uma imagem, se quisermos, mas em trabalho, algo que não é possível conceber fora de suas circunstâncias. A foto é uma imagem-ato que não se limita apenas ao gesto da produção (o gesto da tomada), mas que inclui o ato de sua recepção (sua contemplação). Vê-se por aí o quanto esse meio mecânico implica a questão do sujeito, especialmente do sujeito em processo.
Comentários
Apesar da sinopse um pouco confusa o livro é excelente, pois analisa o ato de fotografar profundamente, nos seus aspectos históricos e filosóficos. Toma como base de linha de pensamento o conceito de imagem de Charles Pierce. Ele explana suas idéias de maneira muito eloquente e esclarecedora. É um livro de leitura difícil, é indicado para leitores avançados acerca do tema, porém é obrigatório para todos que trabalham com imagens, sejam elas fotográficas ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.