terça-feira, 13 de novembro de 2012

László Moholy-Nagy



László Moholy-Nagy (Bácsborsód, 20 de julho de 1895 — Chicago, 24 de novembro de 1946) foi designer, fotógrafo, pintor e professor de design pioneiro, conhecido especialmente por ter lecionado na escola Bauhaus.

Ele foi muito influenciado pelo Construtivismo Russo e um defensor da integração entre tecnologia e indústria no design e nas artes. Ele aplicava a técnica de colagem de negativos e uso de instrumentos que interferem artisticamente na impressão das fotos.


Para László Moholy-Nagy não existiam divisões entre a fotografia, a pintura, a escultura e a arquitetura.

A sua visão global foi fundamental em duas das mais importantes escolas de artes visuais deste século, a Bauhaus e o Chicago Institute of Design.
 
Em 1937, a convite de Walter Paepcke, Moholy-Nagy mudou-se para Chicago para tornar-se o diretor da New Bauhaus. Mas a escola perdeu se apoio financeiro e fechou no ano seguinte. Mas Paepcke manteve seu apoio e em 1939, Moholy-Nagy fundou a School of Design que, em 1944, tornou-se o Institute of Design. Moholy-Nagy relata seu esforço para desenvolver o currículo da School of Design em seu livro “Vision in Motion”.

Moholy-Nagy morreu de leucemia em Chicago em 1946.

fonte: http://tipografos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.