segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bruno Braquehais



Auguste de Bruno Braquehais (28 de janeiro de 1823 - 13 de fevereiro de 1875)  fotógrafo francês ativo principalmente em Paris, em meados do século 19. Seu trabalho fotográfico que documentou a Comuna de Paris em 1871 é considerado um importante exemplo precoce do fotojornalismo. Embora esquecida após a sua morte, sua obra foi redescoberta durante os preparativos para o centenário da Comuna em 1971, e suas fotografias foram exibidas em vários museus, incluindo o Musée d'Art et d'Histoire, o Musée d'Orsay e o Museu Carnavalet.

Braquehais nasceu em Dieppe, Seine-Maritime, em 1823. Surdo desde tenra idade, frequentou o Institut Royal des sourds et muets (Real Instituto de surdos e mudos), em Paris. Ele trabalhou como litógrafo em Caen, até 1850, quando conheceu o  fotógrafo Alexis Gouin (1790-1855), mudando-se para Paris para trabalhar no estúdio de Gouin. Gouin era especializado em daguerreótipos coloridos (que eram coloridas por sua enteada, Laure) e placas estereoscópicas.

Em 1852, Braquehais abriu seu próprio estúdio na rue de Richelieu em Paris, onde produziu imagens de nus femininos. Após a morte de Gouin, em 1855, ele conseguiu o estúdio de Gouin com sua viúva e casou-se com a enteada de Gouin, mas as fontes não são claras se foi antes ou depois da morte de Gouin. Em 1863, após a morte da viúva de Gouin, Braquehais abriu um novo estúdio na Boulevard des Italiens. O trabalho de Braquehais foi exibido na Société française de photographie em 1864 e na Exposição Universal de Paris de 1867.

A Comuna de Paris

Em março de 1871, um grupo de soldados desiludidos, trabalhadores e profissionais tomaram o controle de Paris e estabeleceu um governo conhecido como a Comuna de Paris. Este foi um dos primeiros grandes eventos na França a ser "coberto" por fotógrafos.  Muitos destes fotógrafos focaram as ruínas e destruição causadas pelo movimento. Braquehais, entretanto, se aventurou fora do seu estúdio na cúpula do poder da Comuna, fotografando seus participantes e eventos, com destaque para a queda da Coluna Vendôme. Braquehais publicou 110 de suas fotografias em um livreto, Siège de Paris. Depois da queda da Comuna, as autoridades governamentais usaram as fotos Braquehais e de outro fotógrafo,Eugène Disderi,  para rastrear e prender os participantes da revolta. Este foi o primeiro uso da fotografia a serviço do Estado e partir disto inaugurou-se a identificação dos indivíduos da sociedade por meio de fotos e dados pessoais( a carteira de identidade).
Braquehais é considerado o precursor do fotojornalismo moderno.
Abaixo, em duas postagens, que podem ser baixadas, se encontra o livreto com as fotos da publicação original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.