quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pioneiros - Fenton

Roger Fenton (Lancashire, 20 de março de 1819 - 8 de agosto de 1869) foi um fotógrafo britânico pioneiro, um dos primeiros fotógrafos de guerra.

Em 1855 Fenton deslocou-se às frentes da Guerra da Criméia por iniciativa do editor Thomas Agnew, para fotografar as tropas, com um ajudante de fotografia, Marcus Sparling, servente e um amplo equipamento.Esta expedição foi o seu maior êxito. Foi financiada pelo Estado em troca de não mostrar os horrores que são provocados pelos conflitos bélicos, assim conseguindo que os familiares dos soldados e os cidadãos em geral não desmoralizassem. Foi um trabalho muito duro para Fenton já que devido ao calor, parte do material fotográfico se inflamava e além disso obrigava os soldados a permanecer em poses durante vários segundos apesar das altas temperaturas. Apesar de também estar exposto a essas altas temperaturas, de fracturar várias costelas e sofrer de cólera, conseguiu fazer 350 negativos de grande formato.

Uma exposição de 312 fotos foi depois feita em Londres. As vendas não foram tão altas como esperava, possivelmente porque a guerra tinha acabado. Segundo Susan Sontag, na sua obra 'Diante da dor dos outros' (2003), Fenton foi enviado à Crimeia como o primeiro fotógrafo oficial de guerra por insistência do Príncipe Alberto. As poucas fotografias que fossem tiradas seriam utilizadas para motivar a aversão geral do povo britânico a uma guerra impopular e para compensar os relatos antibélicos do "The Times". As fotografias converteram-se em pranchas xilográficas e publicaram-se no menos crítico "Illustrated London News" bem como em forma de livro e mostradas numa galeria. O resultado desta expedição foi uma visão muito suave da guerra, sem mortos, feridos nem mutilados. Mas, ao invés disto, foram mostrados os soldados do alto comando como grandes homens e os soldados rasos em descanso ou em entretenimentos.

Veja fotos deste pioneiro da fotografia em nossa página no ORKUT, no albúm de Roger Fenton.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15528875367987836251

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.