terça-feira, 10 de agosto de 2010

Concurso Poesia da Imagem


O presente Concurso Fotográfico é promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre, e a Udenio do Brasil, representante da Nikon no sul do país, em homenagem aos 20 anos da Casa de Cultura Mario Quintana. O tema do concurso é a obra poética de Mario Quintana, devendo cada participante buscar nos vários livros publicados pelo autor um único e determinado poema para ser interpretado fotograficamente. A participação é aberta à comunidade, podendo participar indistintamente fotógrafos amadores e profissionais, sendo vedada aos funcionários das instituições promotoras.

CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA "POESIA DA IMAGEM"

REGULAMENTO

O presente Concurso Fotográfico é promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre, e a Udenio do Brasil, representante da Nikon no sul do país, em homenagem aos 20 anos da Casa de Cultura Mario

Quintana.

1. TEMA

1.1 O tema do concurso é a obra poética de Mario Quintana, devendo cada participante buscar nos vários livros publicados pelo autor um único e determinado poema para ser interpretado fotograficamente.

2. PARTICIPAÇÃO

2.1 A participação no concurso é aberta à comunidade, podendo participar indistintamente fotógrafos amadores e profissionais, sendo vedada aos funcionários das instituições promotoras.

3 . INSCRIÇÃO

3.1 Cada autor poderá inscrever apenas uma imagem fotográfica inédita usando qualquer técnica ou tratamento.

3.2 Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, ou que já tenham sido, sob qualquer forma, comercializadas ou premiadas até a data de inscrição neste concurso.

3.3 A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelos autores das imagens, ficando sob sua responsabilidade a autoria e a apresentação de autorização de uso da imagem de pessoas que apareçam de forma isolada ou destacada na imagem caso seja selecionada.

3.4 A inscrição far-se-á exclusiva e automaticamente mediante o preenchimento do cadastro, aceitação deste regulamento pelo participante e envio do arquivo da fotografia pelo website da Escola Superior de Propaganda e Marketing: www.espm.br/poesiadaimagem

3.5 Serão aceitas inscrições somente dentro do período de 8 de julho de 2010 a 23 de agosto de 2010, valendo a data do envio online.

3.6 A fotografia inscrita, seja ela oriunda de máquina convencional ou digital, deverá ser enviada para seleção em arquivo digital no formato JPG com a menor taxa de compressão possível, com resolução máxima de 2500 pixels no lado maior e com um peso de até 1.000 Kilobytes (1 Megabyte).

3.7 O candidato deverá informar o título e o texto do poema escolhido para ser o tema da fotografia inscrita, digitando estes dados nos campos correspondentes do formulário de inscrição online.

4. SELEÇÃO

4.1 Dentre as fotografias inscritas serão selecionadas 20 finalistas, que ficarão expostas na Casa de Cultura Mario Quintana entre os dias 21 de setembro de 2010 e 31 de outubro de 2010.

4.2 Dentre as finalistas serão escolhidas três fotografias vencedoras, que serão anunciadas no dia 21 de setembro de 2010 na página do concurso na internet, acessível pelo website da Escola Superior de Propaganda e Marketing: www.espm.br/poesiadaimagem

4.3 A seleção e premiação será feita por um júri composto de três membros de notório conhecimento no campo da fotografia indicados pelos representantes das instituições promotoras, e as decisões dos jurados serão irrecorríveis, soberanas e finais.

4.4 A premiação ocorrerá nas dependências da Casa de Cultura Mário Quintana em ato solene no dia 25 de setembro de 2010, como parte das comemorações do aniversário da referida instituição.

4.5 Os arquivos digitais das fotografias inscritas que não forem selecionados para a exposição ou premiados serão destruídos imediatamente após a divulgação do resultado do presente concurso.

5. PREMIAÇÃO

5.1 O Concurso Fotográfico Casa de Cultura Mario Quintana entregará três prêmios, sob a forma de cameras fotográficas da marca Nikon, aos participantes contemplados com o primeiro, segundo e terceiro lugares.

5.1.1 Primeiro prêmio: camera Nikon modelo D5000.

5.1.2 Segundo prêmio: camera Nikon modelo S700.

5.1.3 Terceiro prêmio: camera Nikon modelo S560.

5.2 Os prêmios serão outorgados aos fotógrafos na condição de prêmio-aquisição de todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre as Fotografias Premiadas.

5.3 Os vencedores ficarão habilitados ao recebimento dos prêmios somente após a entrega do Termo de Cessão de Direitos Patrimoniais do Autor, disponível para download pelo website do concurso. Este documento deverá ser entregue por cada um dos vencedores em 2 (duas) vias assinadas, com firma reconhecida, até o dia 24 de setembro de 2010 impreterivelmente, no Departamento de Comunicação da Casa de Cultura Mário Quintana, situado na Rua dos Andradas Nº 736, 2º andar, CEP 90020-004, Porto Alegre - RS.

5.3.1 Em face da cessão de direitos autorais patrimoniais, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Escola Superior de Propaganda e Marketing, e a Udenio do Brasil poderão conferir às Fotografias Premiadas as mais variadas modalidades de utilização, fruição e disposição, sem qualquer restrição de espaço, tempo, idioma, quantidade de exemplares, número de veiculações, emissões, transmissões e/ou retransmissões, desde que preservados os créditos dos fotógrafos.

5.3.2 As Fotografias Premiadas poderão ser utilizadas pela Casa de Cultura Mario Quintana, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pela Udenio do Brasil direta ou indiretamente, total ou parcialmente, em qualquer mídia ou meio físico, visual ou sonoro, inclusive eletrônico, cabo, fibra ótica, satélite, ondas e quaisquer outros existentes ou que venham a existir, e compreendendo, exemplificativamente, as seguintes atividades: fixação, reprodução, divulgação, publicação, comunicação, exposição, edição, reedição, emissão, transmissão, retransmissão, distribuição, circulação, tradução para qualquer idioma (com ou sem legendas), realização de versões e derivações, restauração, revisão, atualização, adaptação, inclusão em produção audiovisual, radiodifusão, sonora e visual, exibição audiovisual, cinematográfica e por processo análogo.

5.3.3 A cessão e transferência dos direitos autorais patrimoniais referidas acima compreendem igualmente a utilização, fixação, reprodução e divulgação das Fotografias Premiadas pela Casa de Cultura Mario Quintana, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pela Udenio do Brasil em materiais e campanhas institucionais, promocionais e publicitárias, revistas, jornais, televisão, mídia em geral, folhetos, relatórios, cartões postais, cartões de datas comemorativas, convites, folders, livros, marcadores, agendas, cadernos, calendários, e outros materiais de qualquer natureza.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério dos seus organizadores, a desqualificação da fotografia inscrita, e, consequentemente, do respectivo participante.

6.2 O ato de inscrição neste concurso implica a aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento, inclusive aqueles que se referem à cessão e transferência dos direitos autorais patrimoniais relativos às Fotografias Premiadas.



Para mais informações acesse o site oficial:

http://poesiadaimagem.espm.br/concurso.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.