segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Produção de Música Eletrônica

Produção de Música Eletrônica
Tecnológico

São a arte e a técnica de compor, arranjar e gravar peças musicais no computador. Esse tecnólogo - que domina técnicas de manipulação de áudio - cria e grava jingles e trilhas sonoras e seleciona repertório para filmes, comerciais, vinhetas de TV e sites de internet. Ele reinventa peças musicais no computador, com softwares que funcionam como instrumentos musicais virtuais. Trabalha com cineastas, produtores de vídeo e publicitários, entre outros profissionais.

O mercado de trabalho

O mercado está em expansão. Um setor que vem abrindo as portas é o publicitário, para desenvolver trilhas sonoras. Há também chances de contratação para quem se especializar na criação de ringtones (toques de celular) e trilha sonora para jogos de computador e videogames. A internet tornou-se aliada de quem deseja investir em trabalhos autorais, os quais podem ser divulgados e comercializados pela rede. A formação acadêmica é recente - a primeira turma do país se formou em 2009 - e, por causa disso, os tecnólogos concorrem com os autodidatas e alunos de cursos livres. Nas regiões Sul e Sudeste, o produtor musical recebe os melhores salários, mas a demanda pelo tecnólogo cresce em outras regiões do país. "A música eletrônica tem penetração nacional e existem muitas oportunidades no Norte e Nordeste, onde a cena eletrônica não está saturada", diz Leonardo Vergueiro, coordenador do curso da Universidade Anhembi Morumbi.

Salário inicial: R$ 200,00 (por apresentação); fonte: prof. Leonardo Vergueiro, da Universidade Anhembi Morumbi.

O curso

Estudam-se disciplinas como percepção musical, técnicas de discotecagem, masterização e mixagem. Os alunos criam trilhas sonoras para os trabalhos dos colegas dos cursos de Cinema, Moda, Teatro e Dança.

Duração média: dois anos.
O que você pode fazer
Produção de trilha sonora
Criar música para festas, filmes, desfiles de moda, comerciais de rádio e TV e websites.

DJ

Produzir música para tocar em pistas de dança de casas noturnas, eventos, shows e festas.

Equipamentos

Desenvolver softwares, instrumentos e equipamentos para outros produtores e DJs.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.