Com salários de R$ 7 mil a R$ 45 mil, estudo
indica que as atividades nasceram para suprir as necessidades de um mercado em
constante transformação.
1.
Gerente de Marketing Online
O que faz:
elabora a estratégia de Marketing de
uma empresa nas mídias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o
público específico que se quer atingir e a plataforma que se deve utilizar. Na
Europa e nos Estados Unidos, os profissionais desse ramo já contam com
experiência de até 10 anos no currículo. No Brasil, o Marketing online só agora
começa a se expandir — daí a carência de profissionais experientes nessa área.
Formação: Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil.
Formação: Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil.
2. Gerente de Treinamento do Varejo
O que faz: treina os funcionários de cada ponto de
venda da empresa. Antes, o costume era que a empresa adotasse um treinamento
padrão para todos os funcionários que lidam com o público. Hoje, considera-se
mais produtivo contar com profissionais que elaboram programas específicos
conforme as características dos consumidores locais.
Formação: Administração de Empresas, Recursos Humanos e Psicologia.
Quem contrata: empresas do setor de varejo
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Formação: Administração de Empresas, Recursos Humanos e Psicologia.
Quem contrata: empresas do setor de varejo
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
3. Gerente
de Identidade Visual
O que faz:
em redes varejistas, é encarregado de talhar cada ponto de venda ao perfil do
público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de produtos que deve
ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus vendedores devem
abordar a freguesia e as ações promocionais mais proveitosas. Deve, enfim,
cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em que cuida para que ela não
se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque com ela.
Formação: Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com experiência em varejo.
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Formação: Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com experiência em varejo.
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
4. Gerente de Comunidade
O que faz: atua diretamente na comunicação com o
consumidor por meio de redes sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável,
por exemplo, por impedir que as reclamações sobre um produto ou serviço de sua
empresa divulgadas no Twitter ou no Facebook se transformem em virais negativos
na internet.
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
5.
Gestor de reestruturação
O que faz:
nos bancos, gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as
empresas em dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econômica de
2008. Embora grande parte dos gestores de reestruturação atue no setor
bancário, há profissionais também dentro das companhias, com a missão de
colocar a situação financeira da empresa nos eixos.
Formação: Gestão e Administração de Empresas, Economia e Engenharia, com Pós-graduação em Finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil
Formação: Gestão e Administração de Empresas, Economia e Engenharia, com Pós-graduação em Finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil
6. Gerente de projetos
O que faz: joga no meio de campo entre o
departamento de TI e as demais áreas da empresa. Por um lado, ele leva as
necessidades dos diferentes departamentos da companhia aos técnicos de sistemas
da informação. No caminho inverso, aponta aos funcionários as limitações dos
recursos de TI. Como ele dialoga com grupos que muitas vezes não se entendem —
“tecniquês” e “juridiquês”, por exemplo, são dois idiomas distintos —, a
capacidade de comunicação é a sua principal característica.
Formação: Engenharia e Informática.
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
Formação: Engenharia e Informática.
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
7.
Gerente de relações governamentais
O que faz:
é o interlocutor da empresa junto a órgãos governamentais e agências
reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação é vasta: inclui desde
questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o cargo exige um
profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao mesmo tempo,
muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia — uma combinação
difícil, que, quando preenchida com eficiência, pode levar aos mais altos
salários entre aqueles oferecidos por essas novas profissões.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Salário
médio: R$ 12 mil a R$ 45 mil
Fonte: texto de http://exame.abril.com.br
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