segunda-feira, 8 de julho de 2013

C.R.Savage - Fotógrafo

Charles Roscoe Savage (1832 - 1909) foi um fotógrafo de paisagem de origem britânica e as fotografias que produziu são imagens do oeste americano. Ele é mais conhecido por suas fotos de 1869 sobre a ligação da primeira ferrovia transcontinental americana.

Savage nasceu em Southampton, Inglaterra, em 16 de agosto de 1832. Aos 14 anos entrou para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mórmon). Depois de cumprir missões para a Igreja na Suíça e na Inglaterra, emigrou para os Estados Unidos durante o inverno de 1855-1856. Inicialmente, encontrou trabalho como fotógrafo em Nova York, porém foi para o oeste no ano seguinte. Ele primeiro se estabeleceu em Nebraska, em seguida, Council Bluffs, Iowa, onde abriu seu primeiro estúdio independente com uma galeria.

Na primavera de 1860, viajou para Salt Lake City,  onde abriu um novo estúdio de fotografia com um parceiro, Marsena Cannon. Um ano mais tarde,  Savage estabeleceu uma parceria com o artista plástico George Ottinger. Muitas das fotografias de Savage foram reproduzidas no jornal semanal Harper's weekly, que criou uma reputação nacional para a empresa. Essa parceria continuou até 1870.

Como fotógrafo sob contrato com a Union Pacific Railroad, Savage viajou para a Califórnia em 1866 e, em seguida, seguiu os trilhos de volta para Utah. Fotografou a ligação da Union Pacific e Pacific Central em Utah em 1869.Esta série é considerada sua obra mais famosa.

Outras imagens de Savage conhecidas incluem fotos das tribos Great Basin, especialmente o Paiute e Shoshone. Savage fotografou áreas cênicas do oeste americano, incluindo o Parque Nacional de Yellowstone, Zion National Park.

Seu trabalho criou muitas imagens que documentaram o crescimento de Utah e outras cidades do oeste americano. Também viajou extensivamente para outras áreas da América do Norte, tirando fotos em áreas do Canadá e México.

A maioria das fotografias arquivadas da Savage, produzidas por vários métodos fotográficos iniciais diferentes, perderam-se em 1883 em um incêndio desastroso em seu estúdio.

Confira um pouco de seu trabalho na seguinte publicação. C.R. Savage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.