segunda-feira, 19 de julho de 2010

Como desentupir o encanamento


Há vários problemas de encanamento que precisam de reparo imediato, sendo que o principal deles são os entupimentos. Todo mundo sabe a inconveniência e a bagunça que acompanham um encanamento parcialmente obstruído e, mesmo assim, muitas pessoas esperam o cano entupir completamente antes de tomar uma atitude. Algumas vezes um entupimento pode ser corrigido com uma solução caseira bem simples.
Do que você vai precisar
Aqui está o que você vai precisar ter à mão na hora de desentupir um encanamento:

* panos molhados
* desentupidor
* vaselina
* produtos para desentupir
* mangueira de desentupimento
* balde
* arame de cabide
* escova de cerdas duras

Se o encanamento está moderadamente entupido, experimente esse produto caseiro: coloque 1/2 xícara de soda cáustica no encanamento e, em seguida, 1/2 xícara de vinagre. Tenha cuidado, pois os dois ingredientes interagem produzindo espuma e fumaça, por isso é bom deixar a tampa meio frouxa. Deixe o preparo agir por cerca de três horas antes que água possa correr por lá.

Agora, se você souber que o encanamento está parcialmente entupido por causa de gordura, experimente o seguinte: coloque 1/2 xícara de sal e 1/2 xícara de soda cáustica seguidos por uma chaleira de água quente. Deixe passar a noite assim.

Caso esses preparos caseiros não funcionem, experimente os passos a seguir:

1ª etapa. Cubra a saída de excesso de água do lavatório ou da banheira com panos molhados. A maioria das pias de cozinha não tem uma saída para excesso de água, mas se estiver em uma pia que fica lado a lado com outra, tampe o ralo da outra com panos molhados. Em casas com dois banheiros em quartos lado a lado, com um banheiro de costas para o outro, ambos podem estar conectados ao mesmo encanamento. Nesses casos, é necessário bloquear a outra pia tanto no ralo como na saída de excesso. Chuveiros dificilmente têm essas saídas de excesso, mas as banheiras sempre têm. Cubra todos eles com panos molhados para o desentupimento funcionar corretamente.

2ª etapa. Encha a pia com água suficiente para cobrir a parte de borracha do desentupidor. Passe uma camada de vaselina no bocal de desentupidor (para maior aderência). Deslize o desentupidor até a abertura do ralo e faça movimentos rápidos para cima e para baixo. Se você sentir a água subindo e descendo pelo ralo é porque está fazendo certo. É essa pressão de água para frente e para trás que pode eventualmente criar a força para deslocar o que estiver bloqueando o encanamento. Após ter repetido o movimento umas dez vezes e com bastante força, retire o desentupidor rapidamente. Provavelmente, a água irá escorrer pelo ralo. Mas, se não funcionar, repita a operação mais umas duas ou três vezes antes de tentar outro método.

Fonte: www.casa.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.