quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pioneiros - Pathé

Charles Pathé foi um importante produtor cinematográfico francês, nascido o 25 de dezembro de 1863 em um povoado chamado Chevry-Cossigny (França). Faleceu em Monte-Carlo(Mônaco) em 25 de dezembro de 1957.

Nascido em uma modesta família de origem alsaciana, Charles Pathé tornou-se o mais importante empresário do cinema mudo de sua época. Seu pai, foi da Guarda Imperial de Napoleón III, tinha uma salchichería que não lhe rendia demasiada fortuna. Devido à difícil situação econômica de sua família, sua infância foi difícil e muito problemática. Cumprido o serviço militar, embarcou-se com um grupo de emigrantes armênios rumo a terras americanas. Dois anos depois voltou a França, arruinado e contagiado pela febre amarela. Uma vez em sua pátria, adquiriu um restaurante e casou-se.

Foi no ano 1894 que Pathé começou seu andadura no mundo cinematográfico. Enquanto percorria em uma bicicleta a feira de Vincennes, assistiu a uma audição do fonógrafo de Edison. Depois de conseguir emprestados 700 francos, adquiriu um fonógrafo e montou um negócio de venda de cilindros fonográficos e kinetoscopios. Pathé se adentrou de cheio na produção e começou a gravar cilindros. Durante esta época conheceu o engenheiro Henry Joly, quem propôs-lhe criar um aparelho similar ao fonógrafo. Dado que o prototipo resultou ser demasiado caro, Pathé decidiu separar-se de Joly. No entanto, Pathé ficou com todo o material, que ele tinha financiado. Depois do sucesso de sua pequena empresa de fonógrafos, associou-se com seu irmão Émile e fundou a companhia cinematográfica Phaté Fréres o 28 de setembro de 1896. Enquanto Charles centrou-se no cinema, seu irmão dedicou-se ao ramo fonográfico. O ícone de dita empresa, o famoso galo, exportou-se por toda a Europa e resto do planeta.

Fonte:Texto adaptado de http://pt.wikilingue.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.