Novas profissões que estão ganhando força
Planejador Instrucional
A função de um planejador instrucional é produzir e-learnings. Segundo o diretor de Produção e Desenvolvimento da Mentor Tecnologia (empresa de e-learning corporativo), Fábio Segre, este é um mercado que está crescendo rapidamente no Brasil, com um faturamento estimado em 50 milhões de dólares para o próximo ano. "As previsões apontam que em 2005 este valor seja de 333 milhões de dólares; estamos crescendo cerca de 50 a 80% ao ano", afirma.
O planejador instrucional é o profissional responsável por todo conteúdo e diagramação de um e-learning. É ele quem pesquisa sobre os temas dos e-learnings, entrevista especialistas sobre o assunto, faz a coleta de dados, transforma tudo isso em aprendizagem e monta a diagramação do curso, separando-o em módulos e telas e definindo como o usuário vai interagir com o curso.
De acordo com Fábio, a profissão exige o seguinte perfil:
- capacitação
- boa capacidade de se comunicar
- raciocínio lógico
- grande interesse pelo aprendizado
Não há uma formação específica para a área no Brasil; somente cursos de pós-graduação. "Este profissional pode ser formado em Pedagogia, Engenharia ou Análise de Sistemas. Na Mentor Tecnologia, por exemplo, oferecemos um treinamento específico de 40 horas para estes funcionários", diz Fábio.
Ainda de acordo com ele, o planejador instrucional pode trabalhar em portais de conhecimento, empresas desenvolvedoras de e-learnings ou grandes empresas que têm portais de conhecimento. Um profissional com experiência ganha de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00 por mês, e um estagiário, de R$ 700,00 a R$ 1.000,00.
Hostess
As hostess são recepcionistas mais qualificadas de restaurantes requintados. Elas são responsáveis por receber os clientes da casa e acompanhá-los durante a refeição, ajudando na escolha de uma boa mesa e apresentando o restaurante e os pratos. "As hostess precisam ser simpáticas, ter uma boa apresentação, falar dois ou três idiomas e serem universitárias ou recém-formadas", explica Ricardo Cappucci, sócio dos restaurantes Ballini Ristorante e Kindai Food + Music, em Campinas - SP, que oferecem o serviço de hostess.
A faixa etária destas profissionais varia de 18 a 26 anos, e trata-se de uma profissão exclusivamente feminina.
Ainda não há cursos específicos para a área, e os que mais se aproximam são os de Relações Públicas, Turismo e Marketing. "Nos nossos restaurantes, oferecemos um curso às futuras hostess, de oito horas de duração por dia, durante uma semana. Apresentamos a casa, as técnicas de vendas e os lugares preferenciais", afirma Ricardo.
Marina Sardinha, estudante do cursos superior de Administração de Empresas, é hostess do Kindai, e vê na profissão uma oportunidade de aprender a se relacionar com os clientes. "As hostess devem interagir com o restaurante e oferecer um atendimento bem personalizado aos clientes", afirma.
Devido à grande exposição destas profissionais, elas estão sendo procuradas por lojas de roupas e jóias para servirem como vitrines também.
Barista
O barista é o profissional especializado em café expresso, desde a moagem até o preparo final. "O barista é o barman do café", simplifica Arlete Nagano, coordenadora de Nutrição e Café do Fran’s Café.
A profissão é comum na Itália e nos Estados Unidos, e está chegando ao Brasil agora. "Tirar um café expresso exige técnica, sensibilidade e arte. O barista é especialista em tirar um café especial, preservando e valorizando a qualidade e a nobreza de um autêntico produto vip", explica Arlete.
O perfil deste profissional inclui gostar de café e ter interesse pelo assunto.
O único curso existente no Brasil na área é oferecido pelo Centro de Treinamento de Baristas do Fran’s Café. O curso é oferecido somente aos funcionários que, durante três dias, aprendem um pouco sobre a história do café, o plantio e as técnicas para manusear as máquinas.
"Estes novos profissionais podem trabalhar em qualquer local que tenha máquinas de café expresso", diz ela. A faixa salarial mensal gira em torno de R$ 600,00.
Aromista
O arosmista é o responsável pelo desenvolvimento de aromas naturais utilizando ingredientes químicos. São profissionais raros no mercado devido às particularidades que a área de atuação exige.
É preciso ter os cinco sentidos bem apurados, pois irão fazer uso de diversas matérias-primas para compor as misturas que resultarão em sabores.
Luiz Ferreira, aromista de salgados da Quest International Brasil, grande empresa especializada no desenvolvimento de aromas e ingredientes, exemplifica: "Antes de desenvolver um aroma, precisamos saber o perfil e as preferências do público que irá consumir aquele determinado produto". "Quando criamos um aroma voltado ao mercado infantil, por exemplo, nos preocupamos muito em aumentar as notas de saída e impacto de cheiro, além da doçura do alimento", complementa Jaggu Jagadesh, aromista de doces da mesma empresa.
Os cursos de nível superior são ministrados na França e na Suécia; as empresas que atuam neste segmento oferecem aos profissionais treinamentos próprios, como a Quest. Profissionais das áreas de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química são os mais indicados a se especializarem no assunto.
Uma curiosidade é o modo como são feitos os testes para a seleção destes profissionais numa empresa: além dos testes psicológicos convencionais, eles passam por testes de sabores. "São testadas as habilidades de identificar e relacionar os sabores sensoriais e, por último, é feito um teste de criatividade, ou seja, os candidatos são obrigados a criar um novo aroma", afirma Miliana Marciano, aromista trainee da empresa.
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 173ª Edição e Catho
Planejador Instrucional
A função de um planejador instrucional é produzir e-learnings. Segundo o diretor de Produção e Desenvolvimento da Mentor Tecnologia (empresa de e-learning corporativo), Fábio Segre, este é um mercado que está crescendo rapidamente no Brasil, com um faturamento estimado em 50 milhões de dólares para o próximo ano. "As previsões apontam que em 2005 este valor seja de 333 milhões de dólares; estamos crescendo cerca de 50 a 80% ao ano", afirma.
O planejador instrucional é o profissional responsável por todo conteúdo e diagramação de um e-learning. É ele quem pesquisa sobre os temas dos e-learnings, entrevista especialistas sobre o assunto, faz a coleta de dados, transforma tudo isso em aprendizagem e monta a diagramação do curso, separando-o em módulos e telas e definindo como o usuário vai interagir com o curso.
De acordo com Fábio, a profissão exige o seguinte perfil:
- capacitação
- boa capacidade de se comunicar
- raciocínio lógico
- grande interesse pelo aprendizado
Não há uma formação específica para a área no Brasil; somente cursos de pós-graduação. "Este profissional pode ser formado em Pedagogia, Engenharia ou Análise de Sistemas. Na Mentor Tecnologia, por exemplo, oferecemos um treinamento específico de 40 horas para estes funcionários", diz Fábio.
Ainda de acordo com ele, o planejador instrucional pode trabalhar em portais de conhecimento, empresas desenvolvedoras de e-learnings ou grandes empresas que têm portais de conhecimento. Um profissional com experiência ganha de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00 por mês, e um estagiário, de R$ 700,00 a R$ 1.000,00.
Hostess
As hostess são recepcionistas mais qualificadas de restaurantes requintados. Elas são responsáveis por receber os clientes da casa e acompanhá-los durante a refeição, ajudando na escolha de uma boa mesa e apresentando o restaurante e os pratos. "As hostess precisam ser simpáticas, ter uma boa apresentação, falar dois ou três idiomas e serem universitárias ou recém-formadas", explica Ricardo Cappucci, sócio dos restaurantes Ballini Ristorante e Kindai Food + Music, em Campinas - SP, que oferecem o serviço de hostess.
A faixa etária destas profissionais varia de 18 a 26 anos, e trata-se de uma profissão exclusivamente feminina.
Ainda não há cursos específicos para a área, e os que mais se aproximam são os de Relações Públicas, Turismo e Marketing. "Nos nossos restaurantes, oferecemos um curso às futuras hostess, de oito horas de duração por dia, durante uma semana. Apresentamos a casa, as técnicas de vendas e os lugares preferenciais", afirma Ricardo.
Marina Sardinha, estudante do cursos superior de Administração de Empresas, é hostess do Kindai, e vê na profissão uma oportunidade de aprender a se relacionar com os clientes. "As hostess devem interagir com o restaurante e oferecer um atendimento bem personalizado aos clientes", afirma.
Devido à grande exposição destas profissionais, elas estão sendo procuradas por lojas de roupas e jóias para servirem como vitrines também.
Barista
O barista é o profissional especializado em café expresso, desde a moagem até o preparo final. "O barista é o barman do café", simplifica Arlete Nagano, coordenadora de Nutrição e Café do Fran’s Café.
A profissão é comum na Itália e nos Estados Unidos, e está chegando ao Brasil agora. "Tirar um café expresso exige técnica, sensibilidade e arte. O barista é especialista em tirar um café especial, preservando e valorizando a qualidade e a nobreza de um autêntico produto vip", explica Arlete.
O perfil deste profissional inclui gostar de café e ter interesse pelo assunto.
O único curso existente no Brasil na área é oferecido pelo Centro de Treinamento de Baristas do Fran’s Café. O curso é oferecido somente aos funcionários que, durante três dias, aprendem um pouco sobre a história do café, o plantio e as técnicas para manusear as máquinas.
"Estes novos profissionais podem trabalhar em qualquer local que tenha máquinas de café expresso", diz ela. A faixa salarial mensal gira em torno de R$ 600,00.
Aromista
O arosmista é o responsável pelo desenvolvimento de aromas naturais utilizando ingredientes químicos. São profissionais raros no mercado devido às particularidades que a área de atuação exige.
É preciso ter os cinco sentidos bem apurados, pois irão fazer uso de diversas matérias-primas para compor as misturas que resultarão em sabores.
Luiz Ferreira, aromista de salgados da Quest International Brasil, grande empresa especializada no desenvolvimento de aromas e ingredientes, exemplifica: "Antes de desenvolver um aroma, precisamos saber o perfil e as preferências do público que irá consumir aquele determinado produto". "Quando criamos um aroma voltado ao mercado infantil, por exemplo, nos preocupamos muito em aumentar as notas de saída e impacto de cheiro, além da doçura do alimento", complementa Jaggu Jagadesh, aromista de doces da mesma empresa.
Os cursos de nível superior são ministrados na França e na Suécia; as empresas que atuam neste segmento oferecem aos profissionais treinamentos próprios, como a Quest. Profissionais das áreas de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química são os mais indicados a se especializarem no assunto.
Uma curiosidade é o modo como são feitos os testes para a seleção destes profissionais numa empresa: além dos testes psicológicos convencionais, eles passam por testes de sabores. "São testadas as habilidades de identificar e relacionar os sabores sensoriais e, por último, é feito um teste de criatividade, ou seja, os candidatos são obrigados a criar um novo aroma", afirma Miliana Marciano, aromista trainee da empresa.
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 173ª Edição e Catho
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