quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fotógrafos - Victor Frond

Jean-Victor Frond (Montfaucon, França 1821 - Varredes, França 1881). Fotógrafo. De nacionalidade francesa, possui estúdio no Rio de Janeiro (RJ) entre 1858 e 1862,(a foto ao lado é de D.PedroII) .É o primeiro fotógrafo aqui instalado a conceber um projeto de longo fôlego, destinado a documentar a terra brasileira até a mais remota província. Não consegue realizar completamente seu intento, mas torna-se no entanto, em 1859, o autor do primeiro livro de fotografia realizado na América Latina, Brésil Pittoresque [Brazil pittoresco], com texto de Charles Ribeyrolles. Nesta obra, apresenta pela primeira vez um registro fotográfico do trabalho escravo e da vida rural no país; e define os paradigmas da fotografia de paisagem no Rio de Janeiro, popularizando temas como o Pão de Açúcar, os Arcos da Carioca e o outeiro da Glória.

Frond era um republicano convicto que acabou perseguido após o golpe de Luís Napoleão (Napoleão III) em 1851, sendo preso e exilado na Argélia. Após fuga auto exilou-se na Inglaterra onde manteve militância política intensa juntamente com outros franceses exilados, caso de Victor Hugo.

Em 1860 foi contratado, a peso de ouro - segundo a oposição, para reportar a presença de colonos europeus (suíços) em solo brasileiro, mais precisamente no Espírito Santo. De sua viagem resultaram 16 imagens - segundo pesquisas recentes para a publicação no Brasil do livro Viagem à província do Espírito Santo, do barão Johann Jakob Von Tschudi, nomeado ministro plenipotenciário, pelo governo suíço em 1860.

Fonte:http://www.itaucultural.org.br e http://www2.unopar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.