segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Guia de Profissões - Engenharias


Parte III

Engenharia Industrial
A Engenharia Industrial reúne os conhecimentos e as técnicas destinadas a melhorar o desempenho de homens e máquinas através do aperfeiçoamento das linhas de produção e da economia de matérias primas e equipamentos. O Eng. Industrial acompanha o processo industrial na fase posterior ao trabalho do Eng. de Produção.

Engenharia Mecânica
O Engenheiro Mecânico é responsável pelo planejamento e supervisão da fabricação de máquinas, motores, veículos e produtos da indústria mecânica. É ele quem faz o controle da qualidade desses produtos.

Engenharia Mecatrônica
O engenheiro Mecatrônico alia o estudo dos componentes mecânicos e eletrônicos com os equipamentos e processos industriais. O nome é uma fusão de Mecânica com eletrônica. Ele é o profissional o responsável pela automação industrial. Ele projeta , opera e dá manutenção aos chamados robôs industriais, equipamentos do processo de automação programando máquinas, coordenando engenheiros mecânicos e eletrônicos na realização de projetos desta área.

Engenharia Metalúrgica
O Engenheiro Metalúrgico é o responsável pela elaboração, execução e direção de projetos referentes à produção e ao tratamento de metais. É ele quem organiza e orienta a fabricação de metais ferrosos e não ferrosos. Pesquisa e desenvolve tecnologias de transformação dos metais. Orienta e controla todas as fases do processo de sua fabricação até o emprego na indústria.

Engenharia Naval
O Engenheiro Naval é o profissional que desenvolve técnicas de execução que possibilitam a montagem, manutenção e reparo de embarcações, dos equipamentos e das instalações projetadas. As funções são próximas as do engenheiro mecânico relacionadas com a indústria naval. É o responsável por projetos e construção de máquinas marítimas, motores e equipamentos mecânicos para embarcações. Pesquisa novas técnicas de manuseio de cargas de navios e guindastes, e técnicas de proteção e fortalecimento dos cascos dos navios contra impactos em sua estrutura.

Engenharia Química
O Engenheiro Químico trabalha com a fabricação de produtos químicos ou produtos sujeitos a tratamento químico . É o responsável pelo projeto de construção, montagem e funcionamento de novas instalações e fábricas onde se realizarão o preparo ou o tratamento químico. Ele também estuda os processos de produção já empregados em indústrias ou em laboratórios.

Engenharia Sanitária
A Engenheiro Sanitária tem como princípio estudar e aplicar conhecimentos e técnicas relacionadas à construção e ampliação de estações de tratamento de água e esgoto. O Engenheiro sanitarista trabalha em função das necessidades sociais da comunidade ou cidade.

Engenharia Têxtil
O Engenheiro Têxtil é o responsável pela a fiscalização e desenvolvimento dos processos de produção e serviços de manutenção aplicados à fabricação e tratamento de fibras, fios, tecidos e confecções têxteis. Ele faz o controle de qualidade dos fios, fibras e tecidos acabados, registra e prepara catálogos do material produzido, além de planejar produções futuras, e realiza pesquisas de matérias primas.

Fonte: http://www.guiadasprofissoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.