quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fotógrafos - Evans

Walker Evans (3 de novembro de 1903, Saint Louis, EUA - New Haven, EUA, 10 de abril de 1975) foi um fotógrafo americano.

Walker Evans, que originalmente queria ser escritor descobriu a sua paixão pela fotografia durante os anos 1920. Os seus primeiros trabalhos exibiam já a sua visão objetiva e extremamente atenta ao pormenor.
Em 1935 entrou ao serviço da F.S.A. (Farm Security Administration), um organismo federal criado por Roosevelt para dar solução à crise agrícola dos Estados Unidos da América durante o período da Grande Depressão. Usando a fotografia como prova da miséria em que viviam os agricultores americanos, Evans registrava o cotidiano com precisão objetiva, dignificando, apesar de tudo, a pobreza em que estes agricultores viviam. Em 1938, depois de concluir o seu trabalho para a F.S.A..
O Museum Of Modern Art de Nova York honrou a obra de Evans com uma exposição, a primeira dedicada por este museu a um fotógrafo. Entre 1938 e 1941, Evans faz uma série de fotos - de forma escondida - no metrô de Nova York, considerando, ainda, a proibição, naquela época, de fotografar no metrô sem permissão prévia. O intuito era mostrar as pessoas "sem véus", mostrando-se a intimidade do seu ser,uma vez que "no metrô os rostos se acham expostos e indefesos".

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.