quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pioneiros - Eastman

George Eastman (12 de julho de 1854 - 14 de março de 1932) fundou a Eastman Kodak Company e inventou o filme em rolo, ajudando a trazer fotografia para o público.
Em 1874, Eastman ficou intrigado com a fotografia, encontrando o processo desagradável. Era necessário revestir uma placa de vidro com uma emulsão líquida, que tinha de ser utilizado rapidamente antes de secar. Após três anos de experimentação com emulsões de gelatina britânica , Eastman desenvolveu uma chapa fotográfica seca e patenteou-a na Inglaterra e nos E.U.A.. Em 1880 ele começou um negócio fotográfico.

Em 1884, Eastman patenteou um meio fotográfico que substituiu as frágeis placas de vidro com uma foto-emulsão revestida em rolos de papel. A invenção do fime em rolo para cinema acelerou grandemente o processo de gravação de imagens múltiplas.

Eastman, em seguida, recebeu uma patente em 1888 para uma câmera projetada para utilizar o filme em rolo. Ele cunhou a frase de marketing, "Você pressiona o botão, nós fazemos o resto." A frase entrou na consciência pública. Foi incorporada até mesmo em uma operetta de Gilbert & Sullivan (Utopia, Limited).

O proprietário da câmera podia enviá-la na câmara com uma taxa de processamento de R $ 10. A empresa passou a desenvolver o filme, imprimindo 100 fotos, e também enviando um novo rolo longo de de 100 - exposições filme.

Em 4 de setembro de 1888 a marca registrada Eastman Kodak. A letra "K" tinha sido uma das favoritas da Eastman. Ele disse, "parece um tipo de letra forte, incisivo ". Eastman e sua mãe planejaram o nome Kodak com um jogo de anagrama. Ele utilizou três principais conceitos para criar o nome: ele deveria ser curto, não poderia ser similar, e ele não poderia assemelhar-se a qualquer outra coisa.

Eastman tinha um sentido muito astuto no negócio. Ele concentrou sua empresa em fazer filme quando competição aqueceu na indústria de câmara. Ao oferecer qualidade e preços acessíveis dos filmes a cada fabricante de câmera, a Kodak conseguiu transformar seus concorrentes de fato em parceiros comerciais.

Fonte: http://www.fotodicas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.