segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Guia de Profissões - Engenharias


Parte II

Engenharia de Materiais
O Engenheiro aplica conhecimentos e técnicas para o desenvolvimento de novos produtos, realiza pesquisas e estudos dos materiais básicos, faz experiências, estuda as propriedades óticas, elétricas e mecânicas para a descoberta de como usar determinados materiais e dar novos usos a eles.

Engenharia de Minas
O engenheiro de minas faz a pesquisa e os estudos das reservas minerais. Ele identifica a qualidade e viabilidade econômica da jazida mineral; planeja e executa projetos. É o responsável pela procura das jazidas, análise de minérios, e atua em todas as etapas da exploração das minas.

Engenharia de Pesca
O Engenheiro de Pesca pesquisa técnicas e táticas de localização e captura de cardumes. Também elabora projetos e presta assessoria na área da Economia Pesqueira. Pesquisa o controle e a conservação, beneficiamento e transformação do pescado. O engenheiro de pesca estuda o ambiente ecológico, analisa e classifica os espécimes marinhos.

Engenharia de Produção
O Engenheiro de Produção estuda e avalia quais são os recursos necessários para que seja fabricado um produto. Ele elabora e executa projetos e programas que visam o aumento da produção com a redução dos custos. É o responsável pela analise e busca das soluções para problemas de equipamentos e ritmo de produção e faz a ligação entre as áreas: administrativa e técnica.

Engenharia de Redes
Como é um curso novo, criado em 1996 , por enquanto só está sendo oferecido pela Universidade de Brasília.
É um curso que prepara engenheiros para atuação nas áreas de comunicação por meio de redes de computadores e sistemas de comunicação fixa e móvel, como por exemplo, via satélite.

Engenharia de Telecomunicações
Uma área em franca expansão após o processo de privatização das empresas telefônicas , e com desenvolvimento da Internet e do uso dos telefones celulares. O Engenheiro de Telecomunicações trabalha com as técnicas e os processos de transmissão e recepção de dados por vias analógicas e digitais. Ele planeja e viabiliza o uso de equipamentos tecnológicos da área de telecomunicações.

Engenharia Elétrica
O Engenheiro Eletricista executa tarefas de supervisão, coordenação e orientação aplicados ao campo da eletrônica e da eletrotécnica. No campo da eletrônica as atividades dizem respeito à automação e controle, computação, microeletrônica , circuitos integrados e telecomunicações. Já na área da eletrotécnica , o engenheiro eletricista trabalha junto a Hidrelétricas e indústrias, onde atua no desenvolvimento de equipamentos.

Engenharia Florestal
O Engenheiro Florestal faz o estudo dos recursos florestais, elabora projetos de florestamento e reflorestamento. Busca a preservação dos recursos naturais em harmonia com com a produção econômica. O engenheiro da área também realiza estudos sobre a produção e a seleção de sementes, buscando o melhoramento genético das espécies vegetais e analisa as condições de adaptação ao meio ambiente.

Fonte: http://www.guiadasprofissoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.