Apesar de não ser o mais famoso, é provavelmente o realizador mais influente do cinema mudo primitivo. Além de contribuir para a divulgação dos filmes que vinham da Europa, procurou dar um novo rumo ao cinema, abrindo o caminho para a ‘entrada em cena’ de D. W. Griffith.
Antes de se juntar à Edison Manufacturing Company em 1899, Porter se destacou pela sua criatividade na invenção de dispositivos elétricos que contribuíram para melhorar os sistemas de comunicação tendo trabalhado em várias empresas, como a William Cramp & Sons e a United States Navy.Além disso, também se dedicou à projeção cinemato gráfica, tendo contribuído para a primeira sessão pública em Nova Iorque,a 23 de Abril de 1896,na sala do Koster e Bials Music Hall.Assim que foi contratado para a empresa de Edison, assumiu imediatamente a responsabilidade de dirigir a produção de filmes da companhia nos estúdios de Nova Iorque.
“The Great Train Robbery” (O Grande Assalto ao Comboio) de 1903 foi o filme americano mais visto desta década, apenas superado pelos filmes franceses dos irmãos Lumière e de Méliès.
Este filme foi apresentado na inauguração da maioria dos "Nickelodeons"( como eram chamados os grandes galpões de exibição de filmes da massa proletária na década de 1920),o que contribuiu para a sobrevivência da indústria cinematográfica norte-americana devido ao seu sucesso.Apesar de seguir a temática de filmes de perseguição comuns da época em que as ações se desenvolvem em planos de conjunto sucessivos,introduz algumas inovações como a utilização do corte como um recurso essencial da linguagem cinematográfica,a alteração do ponto de vista, a profundidade de campo, ou a estranha utilização de um plano médio final já fora da narrativa,onde um dos bandidos dispara na direção do público.
Depois de abandonar a companhia de Edison em 1909, desinteressou-se pela realização e, apesar de ainda ter desempenhado essas funções na Famous Players Film Co., voltou a dedicar-se à projeção e construção de câmaras e projetores.
Porter permanece uma figura enigmática da história do cinema.Embora a sua importância como realizador de alguns filmes inovadores dos primórdios do cinema seja inegável, ele raramente repetiu as mesmas invenções que resultaram com sucesso, nunca tendo desenvolvido um estilo de realização consistente e, já depois de ter abandonado esta atividade, nunca protestou com os que posteriormente redescobriram as suas técnicas e as consideravam como sendo da sua autoria. Porter era modesto,cuidadoso e tímido, e não se sentia muito a vontade como diretor de atores das vedetes que participaram nos seus filmes a partir de 1912.Efetivamente, estava mais vocacionado para controlar as máquinas do que as pessoas.
Edwin Porter
Nasceu em:
Connellsville, Pennsylvania, EUA
21 de Abril de 1870
Faleceu em:
Nova Iorque, EUA
30 de Abril de 1941
Antes de se juntar à Edison Manufacturing Company em 1899, Porter se destacou pela sua criatividade na invenção de dispositivos elétricos que contribuíram para melhorar os sistemas de comunicação tendo trabalhado em várias empresas, como a William Cramp & Sons e a United States Navy.Além disso, também se dedicou à projeção cinemato gráfica, tendo contribuído para a primeira sessão pública em Nova Iorque,a 23 de Abril de 1896,na sala do Koster e Bials Music Hall.Assim que foi contratado para a empresa de Edison, assumiu imediatamente a responsabilidade de dirigir a produção de filmes da companhia nos estúdios de Nova Iorque.
“The Great Train Robbery” (O Grande Assalto ao Comboio) de 1903 foi o filme americano mais visto desta década, apenas superado pelos filmes franceses dos irmãos Lumière e de Méliès.
Este filme foi apresentado na inauguração da maioria dos "Nickelodeons"( como eram chamados os grandes galpões de exibição de filmes da massa proletária na década de 1920),o que contribuiu para a sobrevivência da indústria cinematográfica norte-americana devido ao seu sucesso.Apesar de seguir a temática de filmes de perseguição comuns da época em que as ações se desenvolvem em planos de conjunto sucessivos,introduz algumas inovações como a utilização do corte como um recurso essencial da linguagem cinematográfica,a alteração do ponto de vista, a profundidade de campo, ou a estranha utilização de um plano médio final já fora da narrativa,onde um dos bandidos dispara na direção do público.
Depois de abandonar a companhia de Edison em 1909, desinteressou-se pela realização e, apesar de ainda ter desempenhado essas funções na Famous Players Film Co., voltou a dedicar-se à projeção e construção de câmaras e projetores.
Porter permanece uma figura enigmática da história do cinema.Embora a sua importância como realizador de alguns filmes inovadores dos primórdios do cinema seja inegável, ele raramente repetiu as mesmas invenções que resultaram com sucesso, nunca tendo desenvolvido um estilo de realização consistente e, já depois de ter abandonado esta atividade, nunca protestou com os que posteriormente redescobriram as suas técnicas e as consideravam como sendo da sua autoria. Porter era modesto,cuidadoso e tímido, e não se sentia muito a vontade como diretor de atores das vedetes que participaram nos seus filmes a partir de 1912.Efetivamente, estava mais vocacionado para controlar as máquinas do que as pessoas.
Edwin Porter
Nasceu em:
Connellsville, Pennsylvania, EUA
21 de Abril de 1870
Faleceu em:
Nova Iorque, EUA
30 de Abril de 1941
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