segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Guia de Profissões

Publicidade e Propaganda

Combinação de artistas e vendedores, os publicitários e os profissionais de marketing se projetam no mercado à medida que cresce a competição. Não basta ter um bom produto nas mãos. É preciso convencer as pessoas disso.

Com uma idéia inteligente e bem executada, esses profissionais são capazes de criar uma necessidade, ou seja, fazer alguém comprar alguma coisa da qual não estava precisando.
Por aí, dá para calcular o valor que esses profissionais acabam tendo para setores como a indústria e o comércio.

Profissão:

Embora na prática nem sempre seja possível fazer tal distinção, as atividades do publicitário e do profissional de marketing são complementares. Enquanto o primeiro cuida da criação da propaganda, o segundo está mais envolvido no processo de venda, que inclui identificação de mercados consumidores e estratégias de abordagem desse público.

Quando se fala em publicidade, montar uma boa campanha é, sobretudo, um trabalho de equipe. Faz parte do planejamento conversar com o cliente, saber qual o retorno que ele espera obter com o produto, realizar pesquisas de opinião com os consumidores, definir o público-alvo e o perfil dos veículos que serão usados para a divulgação. Em geral, a criação da peça publicitária fica por conta de dois profissionais, um ligado ao texto e outro à imagem.

Com a propaganda concebida, sempre é necessário submetê-la à aprovação do cliente. Ao definir os meios de comunicação (televisão, jornais, outdoors etc.) onde será veiculada a propaganda, o profissional precisa levar em conta fatores como a audiência ou a tiragem (número de exemplares vendidos) e o perfil do público.

O mercado de trabalho para os publicitários divide-se basicamente entre agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos (rádios, jornais, TVs, revistas).

A área de criação nas agências é a mais restrita e, conseqüentemente, a concorrência é mais acirrada. Apesar de atraente, a função criativa pode ser muito estressante, principalmente quando é preciso ter uma idéia genial em 24 horas.

Nas empresas, há maior possibilidade de se arrumar trabalho e boas perspectivas são encontradas na área de gerência de produtos, onde se tem uma visão global de todo o processo.

Há uma tendência dos profissionais em se especializar em uma das diversas etapas do trabalho em Publicidade e Propaganda: atendimento, pesquisa de mercado, planejamento, redação, mídia, criação e arte.

Os recém-formados começam trabalhando com atendimento a clientes, pesquisa e mídia.

Um novo espaço se abre com a internet, mas esse ainda é um campo que poucos dominam. A linguagem, os recursos e até o público têm diferenças significativas, em relação aos meios de comunicação convencionais. De qualquer forma, os postos de trabalho nessa área têm sido preenchidos por publicitários oriundos das mídias impressa e televisiva.

Marketing:

Apesar de ser geralmente confundida com a Publicidade e a Propaganda, a área de Marketing vai além desse universo. Estreitamente ligado também às atividades de administração, o marketing deve não só descobrir o que o mercado quer e satisfazer esses desejos, mas fornecer o que o mercado ainda não sabe que quer. Ou seja, se antecipar aos potenciais consumidores.

Por isso, o profissional de marketing deve ser um estudioso do mercado consumidor e não ter medo de inovar, o que implica correr riscos. Precisa formar uma visão de conjunto do produto, desde a tecnologia até a estratégia de propaganda e comercialização e também estar de olho na concorrência.


Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.